Com pilates, CRAS Santa Cruz promove socialização e leva qualidade de vida para moradores assistidos

O pilates é um exercício que trabalha o corpo e a mente, e traz inúmeros benefícios para quem o pratica. Pensando nisso, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), está disponibilizando oficina gratuita de pilates exclusivamente para os assistidos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Santa Cruz.

Os exercícios têm o objetivo de promover socialização e garantir mais qualidade de vida entre os participantes. Fotos: Kevyn Fracalossi.

As atividades acontecem todas as terças-feiras na EMEF Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, das 8 às 10 horas. Os exercícios têm o objetivo de promover socialização e garantir mais qualidade de vida entre os participantes.

A busca pelo cuidado com a saúde e a troca de vivências é o principal objetivo a ser alcançado para quem procura as oficinas de pilates.  É o caso da dona de casa Dercyr Conceição, de 59 anos. “Eu me sinto muito bem quando faço pilates, porque fico com o corpo mais leve e com mais disposição para fazer as tarefas de casa do dia-a-dia. Para mim, o pilates funciona como um exercício completo. Eu me sinto muito satisfeita quando saio daqui”, enfatizou.

“Além de ser uma oportunidade para cuidar do nosso corpo, é um momento que temos para interagir e se divertir com os nossos amigos. Aqui dentro é tudo de bom”, testemunhou dona Helena Alves de Souza, de 71 anos.  

A educadora física, Josiane Cunha Nico, responsável pelas oficinas de pilates, falou sobre a importância dos exercícios. “O pilates vai muito além de um exercício corporal, ele trabalha como uma prevenção, fortalece o corpo, trabalha o equilíbrio, a força, a concentração e a respiração, além da consciência corporal”, pontua a educadora.

“Esse serviço é um dos pilares da Proteção Básica da Assistência Social e o pilates soma muito em nossa estratégia de trabalho com os usuários da política de assistência, pois oferece uma oportunidade de estarmos mais próximos deles e proporcionar bem-estar entre os mesmos. Conforme for a demanda, vamos estender as atividades para os demais Cras do município”, informou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim.