Prefeitura vai promover diversas ações de conscientização durante a semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Maio Laranja é o mês para conscientizar a população sobre o abuso sexual na infância e na adolescência. Com o objetivo de mostrar para a população a importância de debater o assunto, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, irá realizar, no período de 17 a 20 de maio, a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na ocasião, serão realizadas várias ações de conscientização a respeito de eventuais situações de ameaça ou de violação de direitos das crianças e adolescentes em diversas regiões da sede e interior do município.

Ainda que a maioria da população silencie, os números alertam para essa mudança de atitude. De acordo com os dados da secretaria municipal de Assistência Social, em 2020 foram registrados 56 denúncias contra crianças e adolescentes. Em 2021, este número cresceu para 129 denúncias, ou seja, 73 a mais do que em 2020. Já de janeiro a abril de 2022, os Conselhos registraram 34 denúncias relacionadas a essas práticas.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantavanelli Amorim, falou sobre a importância da campanha e destacou que a luta contra a exploração e abuso sexual são problemas reais e que devem ser discutidos diariamente.

“As ações tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade  linharenses sobre a importância de combater a exploração sexual e violência contra crianças e adolescentes. Precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes todos os dias”, disse Luciana.

Qualquer cidadão pode ficar atento e tomar uma simples atitude que pode salvar a vida de uma criança: denunciar, anonimamente, no Disque 100 ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99857-7562, que funcionam 24 horas.

A campanha ‘Maio Laranja’ é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com os sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, e conta com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e dos Conselhos Tutelares das Regiões I e II.

Confira abaixo a programação:

Terça-feira (17/5)

9h – Circulação de carro de som e panfletagem nas ruas de Brejo Grande

Quarta-feira (18/5)

8h – Panfletagem e apresentações artísticas na Praça Nestor Gomes, no Centro

Quinta-feira (19/5)

9h- Panfletagem nas ruas de Pontal do Ipiranga

9h – Caminhada educativa no bairro Nova Esperança

Sexta-feira (20/5)

9h – Circulação de carros de som e panfletagem nas ruas de Povoação