Prefeito participa de café da manhã em comemoração ao Dia do Gari

O café em homenagem aos profissionais aconteceu na sede da Garagem Municipal e contou com a presença do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, participou, na manhã desta segunda-feira, 16 de maio, de um café da manhã para celebrar o Dia do Gari, comemorado hoje. O evento contou com a participação de cerca de 100 garis que trabalham no período matutino.

“Fiz questão de estar aqui para falar um muito obrigado. Todo trabalho é importante, mas o de vocês é essencial. Linhares é modelo de excelência para o Espírito Santo quando o assunto é limpeza pública. É um dos elogios que mais recebemos das pessoas que vêm conhecer a nossa cidade. Por isso, os agentes de limpeza são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, elogiou a dedicação dos profissionais garis e frisou que a limpeza da cidade não é de responsabilidade apenas do Município, mas também de toda a população. “Para que a cidade esteja sempre limpa, o ideal é que as pessoas se conscientizem da necessidade de produzir menos lixo e jogar os resíduos apenas em lixeiras e nos dias e horários da coleta. Jogar lixo na rua é falta de educação e de respeito com os profissionais que cuidam da limpeza. Além disso, temos que preservar o meio ambiente”, complementou.

A gari Nelsineia Carriço, trabalha há seis anos como gari em Linhares e hoje fez questão de parabenizar todos os profissionais do Brasil pelo seu dia. Moradora do bairro Aviso, ela se diz feliz em poder contribuir com a limpeza da cidade. “Eu a desempenho com muito prazer. Nosso trabalho é muito reconhecido pelos demais moradores da cidade. Eles chegam a nos oferecer água, café. A gente se sente melhor ao contribuir para educar as pessoas a destinar adequadamente seu lixo. E participar de um serviço tão reconhecido como este é gratificante. Bom que as pessoas, principalmente os jovens, estão aprendendo a reciclar materiais e a não jogá-los nos rios”, disse.

O Município conta com 300 profissionais garis que atuam nos bairros e no interior de Linhares. Em Linhares são recolhidas, diariamente, 118 toneladas de resíduos na coleta domiciliar. As equipes de varrição percorrem cerca de 240 Km por dia na limpeza das ruas.

Dia dos Garis

A denominação profissional ‘gari’ é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.

Diz a história que a população passou a se referir aos trabalhadores que prestavam este tipo de serviço na cidade como “turma do gari”. Tempos depois, o “apelido” passou a ser conhecido em todo o Brasil.

Em 1962, foi instituído o Dia do Gari no então Estado da Guanabara. A primeira comemoração aconteceu em 16 de maio de 1963.