Meio Ambiente registra furto e depredação de cercamento em Pontal do Ipiranga
Durante os trabalhos no balneário de Pontal do Ipiranga, as equipes responsáveis pela execução do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) constataram o furto e destruição de cercas implantadas em áreas verdes. Fios de aço e peças de madeiras foram removidos do cercamento.

No primeiro trimestre deste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com uma empresa privada, iniciou o cercamento de aproximadamente 38 hectares de vegetação de restinga, dos quais 20 hectares estão localizados no perímetro urbano de Pontal do Ipiranga – onde ocorreram os furtos e depredação.
O cercamento tem a finalidade de reduzir os impactos promovidos pelo próprio homem – como a poluição e ocupações irregulares –, a fim de contribuir para o desenvolvimento da vegetação nativa e proteção da biodiversidade local.
Conforme o Departamento de Recursos Naturais, as ocorrências foram registradas na 16ª Delegacia Regional de Linhares para os procedimentos cabíveis.
Crime contra o patrimônio
O furto de materiais e depredação do cercamento se enquadram no crime contra o patrimônio público, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, além de o pagamento de multa, conforme o artigo 155 do Código Penal.
O crime pode ser denunciado através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 190 da Polícia Militar; no Plantão 24 horas da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no (27) 3171 4955, ou diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente, no telefone (27) 3372 2067.

