Construção de caixas secas: Prefeitura inicia nova frente de trabalho na região de São Sebastião de Terra Alta

Foi dado início a mais uma frente de trabalho para construção de caixas secas, desta vez na região de São Sebastião de Terra Alta, no distrito de São Rafael. O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e o secretário de Agricultura, Franco Fiorot, estiveram reunidos na sexta-feira (13/5) com a comunidade para apresentação do projeto que sua função principal é a retenção da água da chuva para infiltração no solo, evitando a erosão e retendo sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais.

Foto: Felipe Reis/SECOM

A região onde os maquinários se encontram no momento faz parte da frente de trabalho iniciada em Petrolândia e Córrego do Meio que, inclusive, já foram realizados os serviços de limpeza, processo importante para manutenção das caixas, e, agora, segue com a rota de planejamento.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, informou que a caixa seca é uma tecnologia que tem sido muito positiva em estradas vicinais, ajudando, com a infiltração da água no solo, a evitar erosões, reter os sedimentos como terra, lama, cascalhos, contribuído assim com a redução do assoreamento de córregos, rios, açudes e lagoas. 

“O trabalho de abertura das caixas é feito por meio da delimitação de microbacias para dar mais eficácia ao trabalho. Os reservatórios impedem que a água arraste sedimentos sólidos, ao mesmo tempo em que a água é infiltrada no lençol freático, auxiliando o abastecimento das nascentes no período de seca. O maquinário da Secretaria de Agricultura está disponível para abertura de caixas conforme a necessidade do produtor”, explicou Fiorot.

Em todo o município já foram construídas 6.226 mil caixas secas, pelo Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, que também realizada serviços de manutenção das mesmas. Do total, são 2.304 mil unidades em São Rafael; 1.176 em Dr. Jones; 1.079 em Petrolândia/Córrego do Meio; 876, no Farias; e outras 791 em Desengano.

Juntas, as mais de 6 mil caixas secas têm capacidade de infiltração no solo de mais de 247 milhões de litros de água por ano, considerando cinco eventos de chuva. A capacidade de retenção de sedimentos sólidos é de mais de 51 milhões.

Para a construção das caixas secas, a Secretaria de Agricultura disponibiliza retroescavadeiras e caminhão caçamba, além do acompanhamento técnico ofertado a todos moradores da região, em caso de dúvidas ou informações. 

“A Secretaria de Agricultura tem dado continuidade ao planejamento de construção de caixas secas que, associadas às 19 barragens já construídas no município e demais programas implantados, seja para fomento ao setor cafeeiro, de cacau e de fruticultura, por exemplo, vem oferecer melhores condições aos nossos produtores, visando a produção sustentável”, destacou o prefeito, Bruno Marianelli.

Prefeito de Linhares, Bruno Marianelli. Foto Secom Linhares / Felipe Reis

Para que servem as caixas secas?

As caixas secas são reservatórios de água escavados (buracos) às margens das estradas que têm a função principal de reter água da chuva e os sedimentos sólidos. Dentre as vantagens econômicas e socioambientais estão: infiltração de água da chuva para o subsolo; perenização das nascentes; retenção de sedimentos sólidos evitando o assoreamento dos mananciais; aumento da vazão de água nas nascentes da microbacia trabalhada; estradas com bom estado de conservação durante todo o ano.