Fruticultura: mudas de abacate, laranja e tangerina serão distribuídas após divulgação de resultado final de processo seletivo

No final do mês de maio está previsto o início da distribuição de quase 12 mil mudas frutíferas para expansão do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares. O resultado final dos produtores classificados no Processo Seletivo foi divulgado nesta sexta-feira, dia 13, pela Secretaria Municipal de Agricultura. Serão entregues mudas de cajá manga anão, uva e açaí, e a introdução de três novas culturas: a laranja, o abacate e a tangerina.

Crédito foto Shutterstock

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, informou que os produtores vão retirar as mudas no viveiro credenciado pelo Município, mas, antes, participarão de um treinamento.

“Antes da entrega das mudas, os produtores passarão por um treinamento relativo ao plantio. Na sequência, receberão assistência técnica em grupos e, sempre que necessário, o produtor poderá acionar a secretaria para atendimento individualizado”, explicou o secretário.

Ao todo serão distribuídas quase 12 mil mudas, sendo: 4.998 mudas de cajá manga anão; 1.666 de uva; 1.925 de açaí; 1.100 de laranja; 1.650 de tangerina; 277 mudas de abacate. Cada produtor receberá a quantidade de mudas para formação de no mínimo 0,5 hectare e no máximo um hectare das frutas.

O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos e já foram entregues aos produtores quase 34 mil mudas. O Polo Distrito Farias conta com 15.493 pés de cajá manga anão plantados e agora será introduzido o abacate; no Polo Alto São Rafael (região de São Judas), os parreiras contam com 2.871 unidades de uva, que será expandido com a cultura da tangerina; o Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira) conta com 6.325 pés de goiaba; o Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), que tem o limão como fruto, são 4.620 unidades e agora será cultivada a laranja também; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro) são 4.670 unidades de açaí.

Crédito foto – Revista Abrale

Acesse abaixo a lista de produtores que receberão as mudas: