Profissionais de acolhimento na saúde participam de curso voltado ao atendimento humanizado em Linhares

O treinamento é uma parceria com a Faceli e a Câmara de Vereadores

O treinamento, dado às sextas-feiras, acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), e a Câmara de Vereadores.

Até o próximo dia 27 de maio, servidores do setor de acolhimento da Secretaria de Saúde participam do Curso “Práticas de Atendimento e Acolhimento aos Profissionais de Saúde de Linhares”. O treinamento, dado às sextas-feiras, acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), e a Câmara de Vereadores.

Dentro do conteúdo programático, três temas foram abordados nas atividades desta sexta (06): “Reflexão: quem é o novo cliente – a era do cliente e a razão do cliente”; “Empregabilidade e marketing pessoal: autoconhecimento e marca pessoal, valorize-se e cuide de sua carreira”; e “Empatia, colocando-se no lugar do cliente”.

“A importância da capacitação dos servidores atendentes das Unidades Básicas de Saúde se dá pela constante busca em ofertar aos munícipes um atendimento acolhedor e humanizado, ao encontro de suas necessidades. O Departamento de Atenção Primária à Saúde acredita no potencial modificador que o processo de educação continuada pode promover, afirmou Kelly Roberta Azevedo, uma das coordenadoras do setor.

O secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, participou de mais um encontro do treinamento. Fotos: Secom/Kevyn Fracalossi.

Como o foco do treinamento é o atendimento humanizado à população, nele estão sendo trabalhadas as questões emocionais e de comunicação, entre outros pontos. “Não tem como tratar com pessoas sem lidar com o emocional e as relações de comunicação. É o primeiro contato do paciente com o setor de saúde e deve ser bem afinado”, disse o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles.

O secretário avaliou que a equipe está bastante empenhada e motivada, e o resultado, com certeza, será muito satisfatório. Acrescentou que será uma capacitação de forma continuada.

O curso começou em 29 de abril e termina no final deste mês. As aulas são ministradas pelo mestre em educação Danilo Marcos Faria Mota, professor da Faceli.