Maio Laranja: Prefeitura intensifica combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O que você quer ser quando crescer? Essa é uma pergunta frequente feita às crianças e adolescentes que podem ter seus sonhos interrompidos após sofrer algum tipo de violência. Para reforçar a garantia de direitos a essa parcela da população, a Prefeitura de Linhares adere, anualmente, à campanha “Maio Laranja”, que celebra, no dia 18, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste sentido, a secretaria municipal de Assistência Social intensifica os trabalhos desenvolvidos continuamente e vai promover diversas ações de conscientização e prevenção a violação sexual com a campanha Maio Laranja, que tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto à importância de denunciar os crimes contra as crianças e adolescentes de Linhares. As atividades serão desenvolvidas nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 deste mês. (Confira a programação no final da matéria).

Ainda que a maioria da população silencie, os números alertam para essa mudança de atitude. De acordo com os dados da secretaria municipal de Assistência Social, em 2020 foram registrados 56 denúncias contra crianças e adolescentes. Em 2021, este número cresceu para 129 denúncias, ou seja, 73 a mais do que em 2020. Já de janeiro a abril de 2022, os Conselhos registraram 34 denúncias relacionadas a essas práticas.

“Infelizmente os casos aumentaram na pandemia. Por isso, neste ano nossas equipes vão reforçar ainda mais as ações contínuas de prevenção e enfrentamento a esses tipos de prática e promover iniciativas que combatam todo tipo de abuso e exploração sexual infantil. É dever de todos nós impedir que esses tipos de crime continuem acontecendo, a fim de garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

Qualquer cidadão pode ficar atento e tomar uma simples atitude que pode salvar a vida de uma criança: denunciar, anonimamente, no Disque 100 ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99857-7562, que funcionam 24 horas.

A campanha ‘Maio Laranja’ é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com os sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, e conta com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e dos Conselhos Tutelares das Regiões I e II.

Diferença entre abuso e exploração sexual?

O abuso sexual é cometido por pessoas próximas ao convívio da criança, a exemplo de avós, tios, irmãos, padrastos, pais ou amigos da família.

Já a exploração sexual ocorre com pessoas de fora do círculo social. Isso acontece quando crianças e adolescentes são usadas para ganhar dinheiro, através de ameaças ou promessas vantajosas para as famílias, uma prática também conhecida como exploração sexual infantil. 

SINAIS DE VIOLÊNCIA – Barulhos incomuns na residência, aversão a determinada pessoa, mudanças bruscas de comportamento, baixo rendimento escolar, criança com aparência física e emocional abalada, são alguns dos aspectos que devem ser observados e denunciados.

“Por isso, é importante reforçar que quando há conhecimento de agressões, trabalho infantil, abusos sexuais e quaisquer outros tipos abusos não podemos nos calar”, orientou a gerente do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Milla Pião Moreira.

Milla também alerta que cada vítima responde de formas diversas a situação de violação sexual. “É preciso ficar atento e acolher as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, pois isso é fundamental para que os mesmos tenham o atendimento e acompanhamento necessário”, alertou.

Confira abaixo a programação:

Segunda-feira (16/5)

9h – Panfletagem nas ruas de Brejo Grande

Terça-feira (17/5)

9h – Circulação de carro de som e panfletagem nas ruas de Brejo Grande

Quarta-feira (18/5)

8h – Panfletagem e apresentações artísticas na Praça Nestor Gomes, no Centro

Quinta-feira (19/5)

9h- Panfletagem nas ruas de Pontal do Ipiranga

9h – Caminhada educativa no bairro Nova Esperança

Sexta-feira (20/5)

9h – Circulação de carros de som e panfletagem nas ruas de Povoação