Saúde promove ação na Praça Nestor Gomes para alertar sobre cuidados com a hipertensão arterial

Ação acontece das 10 horas da manhã até ás 14 horas com vários serviços gratuitos

Uma ação específica da Secretaria de Saúde de Linhares lembra hoje, 26 de abril, os cuidados que todos devem ter com o coração. A data é marcada como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Por meio do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), um evento de saúde acontece hoje (26), na Praça Nestor Gomes (dos Correios), centro de Linhares, com vários serviços para testar o ritmo arterial. O atendimento é das 10 da manhã às 14h.

A programação vai contar com o ônibus da saúde da Prefeitura de Linhares, oferecendo os seguintes serviços: aferição da pressão arterial, verificação de glicemia capilar e testes rápidos para detecção da Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além de orientações e avaliações nutricionais e de saúde em geral.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, explicou que a data serve como alerta e conscientização da população sobre os perigos causados pela hipertensão arterial, conhecida como pressão alta. “A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, que, com o passar dos anos, se não tratada pode ocasionar danos irreparáveis a saúde, sendo motivo frequente de causas de óbitos, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico (derrame), e insuficiência renal”, acrescentou.

Sintomas

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa e, por isso, é importante a medida regular da pressão arterial.

Principais Causas

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros.

Em Linhares, existe o Programa Municipal de Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes. Os pacientes são encaminhados conforme protocolo de classificação das doenças pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), do município. O programa funciona no Naps, no Bairro Colina, no antigo Hospital Talma.