Obras de infraestrutura e recuperação ambiental avançam na Linha Verde

A Linha Verde, entre os bairros Lagoa do Meio e Palmital, recebe diversas intervenções do projeto de infraestrutura e recuperação ambiental, que visa à revitalização do entorno da lagoa e a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário, que inclui também a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB).

No local já foram removidos o antigo cercamento de eucalipto e palmeiras com riscos de queda, além do pavimento de blocos de concreto. No momento está sendo implantada a nova rede condutora de esgoto sanitário, reassentamento de meios-fios e pavimento.

“As obras de revitalização da Linha Verde visam recuperar um dos mais importantes espaços de preservação ambiental no núcleo urbano do município. Além disso, o projeto de saneamento irá controlar o lançamento de carga orgânica no curso hídrico, evitando as ligações clandestinas de esgoto, que são um problema na região”, diz o prefeito de Linhares, Bruno Martinelli.

Conforme o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares, atualmente, a Linha Verde recebe indevidamente parte do esgoto residencial da redondeza. Por isso, uma rede de 200mm de diâmetro e de 150mm foram propostas para a região, a fim de suprir a rede já existente.

Sobre o projeto

O projeto de revitalização da Linha Verde foi subdividido em dois trechos. O primeiro está situado entre os bairros Lagoa do Meio, Palmital e Jardim Laguna, e compreende uma área de 2.170 mil metros de extensão; enquanto o segundo trecho, de 2.665 mil metros de extensão, passa pelos bairros José Rodrigues Maciel e Interlagos.

As obras incluem a recuperação e substituição do pavimento existente por concreto betuminoso; limpeza da rede de drenagem pluvial; reparo, remoção e reassentamento de meio-fio; remoção e implantação de novas cercas com eucalipto tratado; paisagismo com substituição de palmeiras; implantação de sinalização vertical e iluminação com luminárias de LED.

Enquanto o projeto da nova rede coletora compreende a implantação do sistema de esgotamento sanitário, de 200mm de diâmetro e de 150mm, e a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB), que contará com um reservatório de acúmulo a fim de evitar transbordo de esgoto para dentro da Linha Verde.

Esgoto clandestino

Em um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam) e o Saae, foram identificadas inúmeras ligações clandestinas de esgoto em imóveis localizados nas proximidades das lagoas urbanas do município.

E para reduzir os efeitos do lançamento irregular de esgoto nos mananciais, entre 2020 e 2021, a autarquia realizou mais de 1.843 ligações de esgoto no município, além de 2.097 ligações de água. O trabalho continua, além de ações de conscientização junto às comunidades.

Por se tratar de crime ambiental, o lançamento de esgoto irregular em rios e lagoas pode acarretar multa de até R$ 10 mil ao proprietário do imóvel.