Ministério da Justiça e Segurança Pública apresenta Plano Municipal de Segurança para Linhares

Nesta quarta-feira (6), uma equipe técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) esteve em Linhares para apresentar o Programa Municipal de Segurança Pública (PMSP), com o objetivo de desenvolver ações e estratégias que colaboram para o desenvolvimento e fortalecimento da segurança pública na cidade. A apresentação foi realizada na sede do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (CONSEL), no bairro Novo Horizonte.

Durante o encontro, ficou definido que será instalado no Município de Linhares um observatório de segurança para favorecer as avaliações e o desempenho dos órgãos de segurança pública. A iniciativa será uma parceria entre a secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Vamos contar com uma plataforma que será alimentada pelos nossos servidores, onde será possível ajustar um plano de segurança para que tenhamos resultados melhores para diminuição da criminalidade. Além disso, será uma oportunidade para aplicar melhor os recursos para o trabalho da Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal”, disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos.

O encontro contou com a presença dos representantes do MJSP Raphael de Mello e José Castro Rodrigues, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, do chefe da 16ª delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, do major do 12º Batalhão da Polícia Militar, Herbert de Carvalho, do presidente do Consel, Roque Felix de Barbe, além dos diretores do Consel Edival Santana e Arles Miranda.

Visitas técnicas

A série de visitas da equipe técnica começou no início desta semana e se estenderá por 20 cidades em todo o País. Linhares está na lista de prioridades do Programa Municipal de Segurança Pública para desenvolver ações  que poderão auxiliar os municípios a construírem suas próprias estratégias de desenvolvimento da política do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

As visitas técnicas consistem, também, na transferência de competências e capacidades técnicas aos municípios para que atuem como integrantes estratégicos das ações estabelecidas pelo SUSP, por meio de metodologias, soluções tecnológicas e capacitação assistida para a implementação de gestão integrada para resultados.

Durante este mês de abril, os locais visitados serão: Cariacica (ES), Linhares (ES), Pacajus (CE), Aquiraz (CE), Caucaia (CE), Cabo Frio (RJ), Macaé (RJ), Cabo de Santo Agostinho (PE), Paulista (PE), Altamira (PA), Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Duque de Caxias (RJ), Macaíba (RN), São Gonçalo do Amarante (RN), São José dos Pinhais (PR), Paranaguá (PR), Alvorada (RS), Dias Dávila (BA).