Covid-19: uso de máscara deixa de ser obrigatório em Linhares

Diante da queda sustentada das infecções pela Covid-19 – e, consequentemente, nos indicadores de ocupação de leitos e registro de óbitos –, bem como pelo elevado percentual de linharenses com ciclo vacinal completo, o uso de máscara deixa de ser obrigatório no município de Linhares.

As máscaras estarão liberadas em ambientes fechados e abertos, inclusive em escolas e ônibus, e os linharenses poderão voltar a exibir o sorriso que há muito tempo estava escondido atrás do acessório.

A microrregião Rio Doce (Linhares, Ibiraçu, João Neiva, Aracruz, Sooretama e Rio Bananal) atingiu 91,23% de cobertura em jovens acima de 18 anos com a D2; 92,07% com a aplicação da D1 em adolescentes e 102,15% com a dose de reforço em idosos.

Nesta segunda-feira (4), Linhares desativou a Unidade Sentinela Covid-19 que funcionava ao lado do Hospital Geral de Linhares (HGL). Agora, os pacientes com suspeitas da doença devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima. Todas as doses da vacina: D1, D2, D3 e D4, continua, disponíveis em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e do interior.

Ainda que o uso de máscaras tenha sido desobrigado, pessoas idosas, com mais de 60 anos, devem continuar usando a proteção; assim como os sintomáticos e áreas da saúde. A recomendação vale para pessoas que não foram vacinadas e às que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.

Novas medidas

Desde esta quarta-feira (6), o Mapa de Risco deixa de existir no Espírito Santo, bem como a exigência do passaporte da vacina para acesso a eventos sociais, restaurantes, bares e lanchonetes.