Vice-prefeito recebe medalhista olímpico Tiago Camilo para conhecer projeto social do judoca

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (22) na sede da Prefeitura e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Roque Chile

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (22) na sede da Prefeitura de Linhares. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Criado em 2012, o projeto social de Tiago Henrique de Oliveira Camilo, que atende crianças em situação de risco em vários estados brasileiros foi apresentado pelo próprio judoca nesta quarta-feira (22) ao vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, num encontro que aconteceu na sede da Prefeitura.

Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Linhares, vereador Roque Chile, Felipe Dantas, diretor administrativo do Instituto Tiago Camilo,  e Ibsen Pettersen, coordenador do projeto social, acompanharam o medalhista olímpico.

O Instituto Tiago Camilo de Judô tem por finalidade fazer da modalidade uma ferramenta de integração e transformação social, despertando virtudes humanas nos alunos e preparando-os para a vida.

No encontro, o judoca apresentou os detalhes das ações que são desenvolvidas no sentido de proporcionar boa formação a crianças e jovens carentes, mostrando principalmente a possibilidade de projetá-los socialmente por meio da prática esportiva. O objetivo do projeto é incluir a participação do judô nas escolas públicas como disciplina complementar do currículo de Educação Física. 

“Muito feliz de estar em Linhares apresentando o projeto que tem o propósito de agregar qualidade, renovação e ensino, revelando assim mais judocas para o esporte. Tinha aquela mentalidade e propósito individual e agora, passada a fase do alto rendimento, me dedico cem por cento a levar meu legado adiante. Quero abrir as portas do judô para que a gente consiga estar sempre avançando”, disse o judoca.

“É um projeto que une esporte e educação, duas ferramentas importantíssimas para a transformação social de crianças e jovens. Além disso, ele ainda inclui e revela talentos, tendo um grande campeão mundial e medalhista olímpico como exemplo. Tiago Camilo inspira, ensina e sempre será referência para os alunos do projeto”, destacou Bruno Marianelli, vice-prefeito de Linhares.

Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Linhares, vereador Roque Chile, Felipe Dantas, diretor administrativo do Instituto Tiago Camilo,  e Ibsen Pettersen, coordenador do projeto social, acompanharam o medalhista olímpico.

Tiago Camilo

Tiago Camilo ingressou no judô com 5 anos de idade, na cidade de Bastos, interior de São Paulo, durante sua carreira, conquistou inúmeros títulos. Foi medalhista olímpico de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008; Campeão Mundial Juvenil, Júnior e Sênior; Pentacampeão dos Jogos Pan-Americanos; Campeão Sul-Americano; Octacampeão brasileiro e paulista, entre outros.

O instituto

O Instituto Tiago Camilo começou em 5 de junho de 2012, no bairro de Paraisópolis, Zona Sul da cidade de São Paulo, área que concentra uma das maiores comunidades do país.

Buscando a implementação de políticas favoráveis aos mais vulneráveis, o projeto se manteve em expansão para outras localidades, desenvolvendo um trabalho sério voltado para áreas como esporte, educação e cultura.

Com o atendimento direcionado a crianças e adolescentes de 5 a 18 anos, o Instituto tem como objetivo colaborar de forma efetiva na construção do caráter de cada indivíduo, para, assim, transformar a sociedade.

A organização já conta com 13 polos, em quatro estados, oito municípios e tem mais de 2 mil alunos. Sua proposta é fazer do esporte uma ferramenta de integração e transformação social.

Em 9 anos de projeto, os profissionais já impactaram a vida de mais de 12 mil pessoas.