Violência contra a mulher: Linhares recebe delegacia móvel da Polícia Civil e faz caminhada educativa nesta terça (22)

Ao longo desta terça-feira, dia 22 de fevereiro, Linhares recebe diversas ações de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher. A Praça 22 de Agosto vai receber a delegacia móvel da Polícia Civil, uma caminhada educativa vai percorrer as principais ruas e avenidas do centro da cidade além dos serviços gratuitos de saúde do Naps que também estarão disponíveis na praça 22 de Agosto.

A Praça 22 de Agosto vai receber a delegacia móvel da Polícia Civil. Foto: Felipe Reis.

Das 8 às 15 horas, um ônibus que abriga a Delegacia Móvel da Polícia Civil estará estacionado na Praça 22 de Agosto, no Centro, realizando atendimentos especializados às mulheres vítimas de violência. Na ocasião, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estará distribuindo cartilhas com orientações voltadas para a violência contra a mulher.

Quem for passar pela praça também terá a oportunidade de cuidar da saúde com atendimentos gratuitos do ônibus da saúde do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps) que estará oferecendo testes rápidos para a detecção de ISTs; aferição da pressão arterial, além de verificação da glicemia capilar.

Às 9 horas será realizada uma caminhada educativa com a participação do Corpo de Polícia de Vitória e autoridades locais pelas ruas do centro da cidade. À tarde, às 14 horas, será realizada uma palestra sobre a violência contra a mulher na Câmara Municipal de Vereadores, no bairro Colina, ministrada pela Delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Espírito Santo, Cláudia Dematté.

 “Nosso objetivo é sempre trabalhar com a prevenção. Por isso, estamos mobilizando a sociedade para enfrentar esse tipo de violação de forma ativa, pois, com a união de todos alcançaremos resultados positivos e conseguiremos salvar a vida de muitas mulheres”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

A titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Dra. Silvana Soeiro, destacou a importância da iniciativa que visa promover a reflexão e conscientização pelo fim da violência contra a mulher. “As ações visam despertar nas mulheres a importância de reconhecerem os primeiros sinais de violência e se protegerem contra as consequências desastrosas que um relacionamento abusivo pode trazer, ajudando a conscientizar e combater qualquer tipo de violência contra a mulher para que não se torne feminicídio”, alertou.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil e Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde.

Canais de denúncia

Os atos de violência contra a mulher devem ser denunciados por meio dos telefones 180 da Central de Atendimento à Mulher, do 181 do Disque Denúncia ou pelo 190 da Polícia Militar.