Gestantes: CRAS de Linhares realiza trabalho diferenciado com as futuras mamães

Gerar uma vida é a maior dádiva de uma mulher. E para valorizar ainda mais esse momento, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos Centros de Referência Social (CRAS), realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O serviço conta com palestras sobre cuidados na gestação, entrega dos kits Bebê e oficinas de artesanato para geração de renda para as famílias.  Os kits contém fraldas de algodão, pagão, meias, calça plástica, chocalho, pente, escova de cabelo, saboneteira, cobertor, toalha, travesseiro, lençol, banheira, lenço umedecido, sabonetes, luva, hastes flexíveis, fita adesiva, gaze hidrófila e fraldas descartáveis.

A participação das futuras mamães é grande e as ações são realizadas nas 7 unidades do centros de referência do município, e cada uma tem sua própria programação, como informou a coordenadora dos CRAS, Marcielle Vieira Gallon Dos Reis. "As mães adoram e participam durante todos os encontros e a programação é diferente nas unidades. Cada coordenadora tem autonomia para desenvolver o trabalho com as famílias", contou Marcielle.

Bom para as mamães, bom para os papais também. Historicamente, é dever do pai prover a família, enquanto as mães cuidam dos filhos. Essa realidade tem mudado nos últimos anos, principalmente quanto à participação dos pais no processo de construção familiar. No serviço do CRAS eles participam e fazem a diferença.

Segundo Eliane Nunes Cardoso, coordenadora do CRAS no bairro Conceição, os pais que podem têm acompanhado as mamães e seus filhos ainda no útero. "Eles vêm e participam sempre que conseguem. Não são todos, porque grande parte trabalha, mas os que acompanham fazem toda diferença para suas famílias" contou Eliane.

Natal Aparecido Neves é um dos pais que participaram de todos os encontros.  Para ele, que será pai pela terceira vez, a emoção é grande e sentir esse momento junto com a mãe, Juliana da Silva Carrero, é importante. "Eu vim em todos os encontros e não abro mão de participar. É muito bom toda atenção que recebemos. Isso deixa a gente mais tranqüilo para receber nosso bebê", contou o pai.

Para participar, a mamãe deve procurar o CRAS que atende sua região e iniciar sua participação. Cada unidade tem 30 vagas disponíveis e são dividias em duas turma de 15 mamães, uma pela manhã e outra à tarde.

ENDEREÇO E TELEFONE CRAS

CRAS Nova Esperança: Nova Esperança, São José, Boa Vista, Linhares V,
Planalto.
End.: Av. Lagoa Bonita, S/N-Nova Esperança – tel.: 3372-4060 / 3373-2698

CRAS Aviso: Aviso e Araçá.
End.:Av. Paraná, nº2080- Bairro Aviso,tel.: 3372-2821

CRAS Santa Cruz: Santa Cruz, Canivete, Vila Betânia, Vila Isabel.
End.: Av. Antenor Piana, 505 – Bairro Santa Cruz, tel.: 3372-4258

CRAS Interlagos: Interlagos I e II.
End.: AV. República, 288- Bairro Interlagos, tel.: 3372-1902

CRAS Conceição: Centro, Colina, Conceição, Jardim Laguna, José Rodrigues
Maciel, BNH, Juparanã, Shell, Olaria, Três Barras, Lagoa do Meio, Vila Capixaba.
End.: Av.  Luiz Cândido Durão, nº 1056 – Bairro Conceição tel.: 3264-4158 / 3264-4517

CRAS Bebedouro: Bebedouro, Regência, Perobas.
End.: Av. Tobias de Andrade, 119 – Bebedouro    tel.: 3373-0548

CRAS Rio Quartel: Rio Quartel, Baixo Quartel, Quartel de Cima.
End.: Rua Jorge Nunes Rosa, S/Nº- Rio Quartel – tel.: 3373-0694