Prefeitura realiza palestras de prevenção às drogas em instituições sociais de Linhares

Na semana de prevenção às drogas, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social e do Programa de Resistência e Cidadania (Preci) iniciou uma série de palestras educativas com os assistidos de instituições sociais com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o perigo do uso de substâncias tóxicas. A iniciativa tem a parceria do Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) e começou nesta terça-feira (15), no Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam), no bairro Planalto.

Nesta terça-feira (15), a palestra foi realizada com os assistidos do Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam), no bairro Planalto. Fotos: Felipe Reis.

Assim como o Preci, o ciclo de palestras tem o objetivo de capacitar jovens estudantes com informações e despertar habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência, além de fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes, valorizarem a vida, prevenir-se contra a criminalidade e aproximar a Guarda Municipal das instituições sociais e da comunidade escolar.

Com o olhar atento, Breno Fernandes, de 15 anos, assistido do Clam e estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Caboclo Bernardo, no bairro Planalto, destacou a importância da palestra e que todo o conteúdo apresentado está alinhado com as orientações que recebe da família em casa. Ele acredita que só há futuro sem drogas e que ele seguirá o caminho do bem para conquistar um mundo de oportunidades.

“A palestra de hoje vem para somar com os ensinamentos que recebo em casa dos meus pais. É uma iniciativa que contribui para uma sociedade sem violência, pois a maioria dos crimes estão relacionados às drogas. Por isso, busco sempre o caminho certo para que meu futuro seja brilhante e cheio de realizações”, disse o adolescente.

Breno Fernandes, de 15 anos, acredita que só há futuro sem drogas e que ele seguirá o caminho do bem para conquistar um mundo de oportunidades.

A Joyce Santos, tem 15 anos, e é moradora do bairro Planalto. Está no 1º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Regina Banhos Paixão e já aprendeu a lição de dizer não às drogas para preservar a sua vida, a da sua família e dos amigos.

“Quem entra no mundo das drogas dificilmente vive muito. Infelizmente muitas famílias e sonhos são destruídos por este mal que tanto prejudica a sociedade, principalmente os mais jovens. Portanto, trabalhar com a prevenção é o melhor caminho para desviar as pessoas das drogas e consequentemente do mundo do crime”, afirmou.

Joyce Santos, de 15 anos, já aprendeu a lição de dizer não às drogas para preservar a sua vida, a da sua família e dos amigos.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destacou que o Preci tem feito um trabalho extraordinário, de sucesso e de grande avanço humano e pessoal, que tem frutificado e tem melhorado muito a vida das famílias linharenses.

 “Não queremos ter um município em que as drogas sejam disseminadas. Queremos que nossos jovens tenham oportunidades. Por isso, temos uma agenda a favor da vida. Isso significa dizer que a prevenção é prioridade. E queremos também tornar Linhares um modelo de adoção de políticas públicas consistentes e inovadoras para todo o Espírito Santo. Assim, essa iniciativa como as demais lideradas pelas equipes do Preci é tão importante para nós”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos, destaca que é o objetivo da Prefeitura é reunir esforços na mobilização pela vida, com abordagens e intervenções compatíveis com as consequências que as drogas podem causar na vida das crianças e adolescentes de Linhares.

“Esse é um problema de todos nós e a Prefeitura tem um papel crucial, mas não deve ser o comandante. Deve ser um elo dessa grande rede para enfrentar esse fenômeno que é tão grave, que aflige a todos nós. E todos, indiretamente, temos sequelas dessa questão da dependência de drogas, seja na nossa família, nos nossos amigos, seja em nós mesmos. Considero que é um tema fundamental e que deve ser dialogado sempre em parceria com a sociedade”, disse.

Já o presidente do Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD), Altamir Ribeiro Moura, ressaltou a importância de iniciativas como essa da Prefeitura. “Criamos na política sobre drogas uma instância que não existia anteriormente, que é o Conselho Municipal sobre Drogas, na qual temos os representantes da sociedade civil, justamente com a ideia de alinhar, organizar, executar e monitorar as ações. Essa instância nova na política pública sobre drogas, de trabalho conjunto dos gestores e das comunidades, é muito importante. Fico bastante contente com a iniciativa que estão tendo”, destacou.

Confira a programação:

Terça-feira (15)

Centro Linharense de Amigos do Menor, no Planalto

8h – Palestra com o Cabo Maximiliano da Polícia Militar 

14h- Palestra com o Cabo Maximiliano da Polícia Militar 

Quarta-feira (16)

Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, no Planalto

8h – Palestra com o presidente do COMAD, Altamir Ribeiro Moura

Sexta-feira (18)

Associação Feminina do Sindimol (AFEMOL)

8h – Palestra com o psicólogo da Casa de Resgate São Francisco de Assis, Rodrigo Niero

14h – Palestra com a Guarda Civil Municipal e coordenadora do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), Jaciane Légora