Formação para profissionais da escola em tempo integral de Linhares finaliza nesta sexta-feira (11/2)

O vice-prefeito de Linhares Bruno Marianelli, a secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, e o executivo de Educação do Espírito Santo em Ação (ESAção), Luciano Gollner, participaram do encerramento da formação dos profissionais do Centro Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral, construído no bairro Palmital pela Prefeitura de Linhares. Durante toda a semana, a formação foi ministrada pelo ESAção.

As aulas na nova unidade de ensino começam na próxima terça-feira, dia 15 de fevereiro e o professor Miqueias Fagundes Bonfim que assumiu há seis meses o concurso público, ele, que era morador da cidade baiana de Teixeira de Freitas, está na expectativa para iniciar o ano letivo.

“A expectativa é que a escola faça o que ela se propôs, traga um ensino global que atenda todas as necessidades dos nossos alunos. Existe uma preocupação com o aluno para que ele se desenvolva social e economicamente. A escola é diferenciada, com uma metodologia inovadora, com ótima gestão. Estou muito feliz com a estrutura da escola e com a sinergia da equipe”, comentou o professor.

O vice-prefeito de Linhares Bruno Marianelli, agradeceu o empenho dos servidores da educação nesse processo de implantação da unidade de ensino. “A equipe de profissionais da escola de tempo integral é o fio condutor de mudança e de mais esse avanço na educação de Linhares. Acreditamos que esse projeto será um sucesso. Agradeço a disposição de todos, de enfrentar o novo, e trazer ares de mudança para nosso município”, disse o vice-prefeito.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, agradeceu ao apoio dos servidores da educação e da parceria com o ESAção.  “Tenho muito a agradecer aos profissionais por escolherem fazer parte desse momento e estarem tão engajados com a implantação da escola em tempo integral. Tem sido um momento muito emocionante e, sem dúvidas, um marco para a educação de Linhares. Obrigada aos consultores por terem trazido para nossa cidade essa nova possibilidade de educação que tanto está encantando as pessoas”, comentou a secretária.

O público-alvo da formação são os professores, gestor escolar, técnico pedagógico, articulador de aprendizagem e a equipe de implantação da escola em tempo integral.   O executivo de Educação do Espírito Santo em Ação (ESAção), Luciano Gollner, pontuou que a escola em Linhares vai trazer melhorias para educação do município e será referência para a região e para o Espírito Santo.

“O Espírito Santo em Ação é uma organização empresarial do estado que existe há 20 anos, e a educação é nosso eixo principal. Esse projeto iniciou em 2014 e apoiamos os municípios para que tenham sua política municipal de tempo integral. As evidências já mostram quanto ela é efetiva na entrega de aprendizagem e, também, na formação do cidadão”, frisou Gollner.

Dentre os assuntos abordados na formação, destacam-se: Introdução às bases teóricas e metodológicas da escola da escolha; Princípios educativos; Eixos educativos; Protagonismo com jovens protagonistas; O tempo e o espaço na escola em tempo integral e as práticas educativas; Práticas educativas e metodologias de êxito; Modelo de Gestão – TGE princípios e conceitos; Os 100 primeiros dias de escola em tempo integral; Modelo de Gestão – TGE macroplanejamento e operacionalização; além da apresentação do plano de ação da Secretaria Municipal de Educação de Linhares.

Também estiveram presentes, representando o Espírito em Ação, a especialista em gestão, Poliana Aroeira; a consultora pedagógica, Adriana Morelato; o consultor em gestão, Bernardo Lima; a consultora em gestão, Milena Batista; além de Letícia Beninca, da Gigantes Capixabas, e Segina Petri e Ingrid Salaroli, que fazem parte da equipe de implantação da escola em tempo integral, e o gestor escolar, Diego Calefe Amaral.

Sobre a escola

No maior complexo educacional do Espírito Santo, inicialmente, funcionará o Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano), com oferta de 320 vagas. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, com quatro disciplinas diversificadas: Estudo Orientado, Eletivas, Inglês e Aulas de Protagonismo.

O cadastro de pré-matrícula on-line continua aberto para os alunos da rede municipal interessados em ingressar na unidade de ensino, sendo realizado, exclusivamente, no link http://linhares.sisp.com.br. Ao inscrever o aluno no sistema, o pai ou responsável recebe um SMS com o número do cadastro e, havendo vaga, será orientado a comparecer na sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro BNH, para efetivar a matrícula.

Os pais ou responsáveis que precisarem de mais informações podem procurar Segina Petri e Ingrid Salaroli, que fazem parte da equipe de implantação da escola em tempo integral, na Secretaria de Educação, ou no telefone (27) 3372-1917.