Espírito Santo em Ação ministra formação para profissionais que vão atuar na escola em tempo integral de Linhares

Segue até a próxima sexta-feira, dia 11, a formação dos profissionais do Centro Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral, construído no bairro Palmital pela Prefeitura de Linhares. Os profissionais que vão atuar nesse novo formato de ensino se preparam para o início das aulas que começam na próxima terça-feira, dia 15. A formação é ministrada pelo Espírito Santo em Ação (ESAção).

O público-alvo da formação são os professores, gestor escolar, técnico pedagógico, articulador de aprendizagem e a equipe de implantação da escola em tempo integral.  Diego Calefe Amaral, que será o gestor escolar, comentou que, como a unidade de ensino tem um novo formato é necessário que a equipe se familiarize com todos os processos.

“A escola em tempo integral é diferente de tudo que já vivemos. Estamos encantados com a proposta e o diferencial no ensino que será ofertado. Precisamos nos aprimorar para atender integralmente aos nossos alunos em todas as dimensões, intelectual, física, emocional e afetiva, e a formação tem sido muito proveitosa. Essa escola é um presente para nossa comunidade: para o aluno, para a família e, também, para os profissionais que vão atuar nela”, disse o gestor escolar da escola em tempo integral. 

Dentre os assuntos abordados na formação estão: Introdução às bases teóricas e metodológicas da escola da escolha; Princípios educativos; Eixos educativos; Protagonismo com jovens protagonistas; O tempo e o espaço na escola em tempo integral e as práticas educativas; Práticas educativas e metodologias de êxito; Modelo de Gestão – TGE princípios e conceitos; Os 100 primeiros dias de escola em tempo integral; Modelo de Gestão – TGE macroplanejamento e operacionalização; além da apresentação do plano de ação da Secretaria Municipal de Educação de Linhares.

Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, secretária Municipal de Educação

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou que a semana de formação está sendo realizada para que todos os profissionais envolvidos neste processo entendam o modelo da filosofia da escola da escolha.

“Esse é um marco na educação do município e, por isso, estamos muito felizes com a realização desse sonho que buscamos desde 2019, mas que se concretizou agora com a construção de uma escola totalmente adequada com os espaços de aprendizagem que o novo modelo exige. Durante a formação percebemos como os professores estão empolgados com esse novo modelo, que certamente fará uma diferença muito grande para os alunos e as famílias de Linhares”, disse a secretária.

No maior complexo educacional do Espírito Santo, inicialmente, funcionará o Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano), com oferta de 320 vagas. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, com quatro disciplinas diversificadas: Estudo Orientado, Eletivas, Inglês e Aulas de Protagonismo.

O cadastro de pré-matrícula on-line continua aberto para os alunos da rede municipal interessados em ingressar na unidade de ensino, sendo realizado, exclusivamente, no link http://linhares.sisp.com.br. Ao inscrever o aluno no sistema, o pai ou responsável recebe um SMS com o número do cadastro e, havendo vaga, será orientado a comparecer na sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro BNH, para efetivar a matrícula.

Os pais ou responsáveis que precisarem de mais informações podem procurar Segina Petri e Ingrid Salaroli, que fazem parte da equipe de implantação da escola em tempo integral, na Secretaria de Educação, ou no telefone (27) 3372-1917.