Prefeitura amplia o horário estendido para serviços odontológicos na Unidade de Saúde de Bebedouro

Além do bairro Planalto, a Unidade do distrito passa a ter dentista no horário estendido de 17h às 21h

A Prefeitura de Linhares oferece a odontologia ambulatorial em todas as 35 Unidades de Saúde da sede e do interior. O horário estendido já era oferecido na Unidade de Saúde do bairro Planalto, e agora é ampliado à Unidade de Bebedouro. Fotos: Secom/Felipe Reis

A Unidade de Saúde do Bairro Bebedouro começou nesta segunda (07), o atendimento odontológico em horário estendido. O serviço agora, é ofertado, das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura de Linhares oferece a odontologia ambulatorial em todas as 35 Unidades de Saúde da sede e do interior. O horário estendido já era oferecido na Unidade de Saúde do bairro Planalto, e agora é ampliado à Unidade de Bebedouro.

Além disso, são oferecidos os serviços odontológicos de urgência e emergência no Hospital Geral de Linhares (HGL), que funcionam 24 horas todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. 

“A oferta do serviço à nova unidade amplia o atendimento à população por região, de modo a facilitar a busca pela saúde bucal. Oferecemos, assim, a oportunidade para as pessoas buscarem a prevenção nesta importante parte do corpo”, disse o diretor de Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares, Itamar Teixeira. 

Muitas doenças podem ser decorrentes da falta de cuidado bucal, como a leucemia, o diabetes, as doenças autoimunes, cardiopatia e as anemias, alertou Itamar.

Para a prevenção e o atendimento odontológico à população, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações de coordenação e monitoramento de 28 equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF), dois Pronto-atendimentos e 14 unidades Básicas (UBS). Cada equipe é formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar em saúde bucal.

De acordo com o diretor, o Município conta com 65 cirurgiões-dentistas atuando em toda a rede de saúde pública, na sede e no interior: “Temos profissionais, inclusive, na área da educação, por meio de uma parceria com o Programa de Saúde na Escola (PSE). Esse programa promove ações integrais de educação e saúde voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos nos diferentes níveis da rede de ensino público (educação infantil e ensino fundamental)”.

Especialidade odontológica

Linhares possui também uma Unidade Especializada Odontológica (UEO), no bairro Colina e realiza atendimentos cirúrgicos de extrações dentárias e curetagens de bolsas gengivais, de alívio da dor e por acesso ao canal do dente para tratamento de manifestações de lesões bucais por Covid-19 e de biópsias para rastreamento do câncer de boca.

“O acesso dos usuários a esses centros ocorre por intermédio da Atenção Primária, por meio de encaminhamentos e referências”, avisa Itamar.