Prefeitura inicia Censo Imobiliário inédito em Linhares nesta terça-feira (8)

O tempo médio de cada entrevista é de aproximadamente 10 minutos e o cadastrador fará as visitas das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

A prefeitura de Linhares vai iniciar nesta terça-feira (8) o Censo Imobiliário. É um estudo inédito com o objetivo fortalecer o planejamento estratégico e a gestão pública por meio da implantação de um Sistema de informações geográficas que irá possibilitar a integração de dados de diferentes secretarias para compartilhar as informações e subsidiar a tomada de decisão de ações e projetos municipais beneficiando a população e fortalecer a gestão pública.

A fase atual do projeto consiste na elaboração de um mapa urbano atualizado e o levantamento de dados e informações da cidade como a localização correta de áreas públicas, áreas verdes, sistema viário, imóveis, praças, entre outras.

As informações serão levantadas a partir da visita de um cadastrador de campo para realizar o levantamento fotográfico dos imóveis e das áreas de interesse municipal e o levantamento de dados e informações de domicílios, comércio, proprietários/locatário e da infraestrutura urbana da cidade.

O tempo médio de cada entrevista é de aproximadamente 10 minutos e o cadastrador fará as visitas das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

O levantamento vai começar pelos bairros Boa Vista, São José e Linhares V, e vai percorrer outros 22 bairros da sede do município. A próxima fase do censo imobiliário vai percorrer o interior do Município.

Os moradores que tiverem dúvidas sobre o censo imobiliário podem obter mais informações no Departamento de Habitação pelo telefone celular 27-98115-2338 ou o 27 3372 2094.

Como será realizado o recadastramento

As atividades serão realizadas por profissionais identificados com crachás e coletes na cor cáqui. Os coletes terão a logomarca da prefeitura de Linhares.

Todos os imóveis serão visitados para o levantamento fotográfico das fachadas. Não será necessária a entrada dos cadastradores nos imóveis, salvo em casos excepcionais. O acesso do pesquisador no imóvel irá ocorrer mediante autorização da Prefeitura, e apenas para conferencia da delimitação física do imóvel.

Importância da realização do Censo

O vice-prefeito de Linhares Bruno Marianelli, explica que a administração municipal precisa conhecer melhor o município que cresceu muito nos últimos anos. Ele reforça que o recadastramento irá atualizar informações em todos os bairros da cidade.

“Com informações atualizadas, a Prefeitura terá subsídios para melhor planejar os serviços urbanos e de infraestrutura, melhorar a comunicação e o atendimento ao cidadão, direcionar os recursos públicos para obras e serviços de habitação, meio ambiente, segurança pública, transporte, rede viária, saúde, educação e regularização fundiária, entre outros”, detalhou o vice-prefeito.

O levantamento vai começar pelos bairros Boa Vista, São José e Linhares V, e vai percorrer outros 22 bairros da sede do município. A próxima fase do censo imobiliário vai percorrer o interior do Município.

Alguns benefícios esperados

As informações levantadas irão proporcionar que a administração municipal planeje ações com base em dados atuais e condizentes com a atual realidade da cidade. Com informações atuais, os gestores poderão investir mais em habitação, saúde, educação, meio ambiente, entre outros.

Com dados atualizados e condizentes com a realidade, a administração irá promover uma justiça fiscal perante a população, com a possibilidade de ampliar benefícios e isenções tributárias à população de baixa renda, por exemplo.

O censo imobiliário também disponibilizará as informações para os órgãos públicos e para a sociedade em geral, respeitando a segurança e confidencialidade. “Vamos aumentar a agilidade de serviços voltados para o cidadão, uma vez que as informações poderão ser disponibilizadas pela internet. Os dados poderão, inclusive, subsidiar a revisão do Plano Diretor, que por sua vez, é um instrumento de gestão que orienta a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana de Linhares”, destacou Bruno Marianelli.

Bairros que receberão o Censo Imobiliário:

1 BOA VISTA

2 SÃO JOSÉ

3 LINHARES V

4 MOVELAR

5 NOVA ESPERANÇA

6 PLANALTO

7 SANTA CRUZ

8 CANIVETE

9 NOVA BETÂNIA

10 AEROPORTO

11 PARQUE MUNICIPAL

12 JARDIM LAGUNA

13 PALMITAL

14 TRÊS BARRAS

15 JUPARANÃ

16 CONCEIÇÃO

17 COLINA

18 LAGOA DO MEIO

19 JOSÉ RODRIGUES MACIEL

20 BAIRRO NOVO HORIZONTE – BNH

21 SHELL

22 INTERLAGOS

23 CENTRO

24 ARAÇÁ

25 AVISO