Mais de 500 animais são esterilizados por meio do programa de castração gratuita

Desde o início do Programa de Castração Animal, promovido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), mais de 500 animais foram esterilizados gratuitamente. O primeiro lote de castração, referente aos 300 animais, sendo 150 animais machos e 150 fêmeas, já foi encerrado.

“Chegamos ao segundo lote da castração e mais de 200 animais foram esterilizados. As vagas para esta fase do programa foram encerradas, porém, a pré-inscrição continua para o ano de 2022, quando será aberto outro processo licitatório”, informa a assessora técnica na Semam, Renata Rangel Rosa.

A Semam informa que a clínica responsável pelo procedimento cirúrgico, dentro de sua capacidade e segurança, está convocando os tutores para comparecerem à clínica para a realização de exames nos animais. Caso nenhum problema seja detectado no animal, é realizada a castração.

Pré-cadastro

A Semam pede que os tutores fiquem atentos ao andamento do pré-cadastro no sistema (Sislam) para saber se o animal se adéqua ou não aos requisitos para concessão da cirurgia. Em muitos casos, há ausência de documentação e informações corretas, porém, os tutores ainda têm a chance de enviá-las para a finalização do processo.

As inscrições de pré-cadastro para esterilização gratuita de cães e gatos devem ser realizadas no endereço eletrônico: https://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/, onde os cidadãos também devem acompanhar a solicitação.