Prefeitura instala placas em pontos viciados e moradores mantêm descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente que inibe a prática indevida.

No entanto, apesar da comunicação visual e intensificação dos serviços de remoção de lixo em pontos viciados de descarte irregular – para se manter o asseio das áreas urbanas – ainda há cidadãos que descartam os resíduos em locais indevidos.

Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), todos os dias, toneladas de lixo domiciliar, entulho e resíduos da construção civil são removidos de áreas onde há o serviço regular de coleta. Somente de segunda (24) até hoje (26), os trabalhos foram executados em pontos viciados nos bairros Interlagos, Palmital, Jardim Laguna, São José e Lagoa Park.

No bairro Aviso, as equipes de fiscalização flagraram na Avenida Guanabara o descarte irregular de lixo, no ponto onde há sinalização. “Mesmo com as placas de proibição de descarte de lixo, os moradores continuam jogando material indevidamente no local. Em dias de chuva, esse lixo é transportado para os bueiros, podendo entupi-los e ocasionar alagamentos”, destaca o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras e Postura, Laurindo Charles.

Limpeza dos pontos viciados

A limpeza dos pontos viciados é feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) periodicamente, porém, alguns cidadãos insistem em jogar lixo em local inadequado.

“Os moradores precisam se conscientizar quanto ao descarte de entulho e lixo, pois o Município mantém um cronograma de recolhimento desses materiais, que é executado diariamente em diversos pontos da sede e do interior. O descarte irregular torna-se um problema de saúde pública, visto que pode propiciar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, além de provocar a obstrução da rede de drenagem pluvial”, aponta o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

O secretário completa: “Pedimos à população que evite esses locais, pois o Município mantém o cronograma regular de limpeza, recolhimento de lixo e entulho, que atende toda sede de Linhares. Para que possamos eliminar os pontos viciados de lixo, precisamos da colaboração de todos”.

Coleta de entulho

As equipes da Prefeitura de Linhares que atuam no recolhimento de entulhos passarão por 18 bairros nesta semana, de acordo com o cronograma do mês de janeiro. Nesta quarta-feira (26), por exemplo, os entulhos serão recolhidos nos bairros Palmital, Jardim Laguna, São José e Lagoa Park.

Na quinta-feira, dia 27, é dia de passar pelos bairros Movelar, Gaivotas, Boa Vista, Fonte Grande e Linhares. Já na sexta, dia 28, Planalto e Nova Esperança, e fechando o mês, no sábado, dia 29, os entulhos serão recolhidos nos bairros Jocafe, Santa Cruz, Vila Isabel, Vila Maria, Canivete e Nova Betânia.

A orientação das equipes é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados.

Fiscalização e multa

Além da intensificação dos trabalhos de remoção, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente, que inibe a prática indevida.

Regularmente, as equipes de fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$300,00. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$1.500,00.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3371 3113 (Semob) ou no 0800 283 7585 (Ouvidoria).