Equipe do Serviço de Inspeção Municipal de Linhares participa de reunião sobre análises laboratoriais das agroindústrias

A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), Luiza V. Forzza Miguel, e a médica veterinária, Marcela Proença Durão, participaram de uma reunião com o Sebrae e representantes das agroindústrias registradas no S.I.M. de Linhares. O assunto em pauta foi o SEBRAETEC que subsidia 70% do valor das análises laboratoriais periódicas dos produtos e da água de abastecimento dos estabelecimentos, ponto importante para o funcionamento das agroindústrias. 

Luiza explica que a complementação de renda com a verticalização da produção e a geração de emprego são pontos fortes para o fortalecimento das agroindústrias no município. Para gerar competitividade no mercado, os estabelecimentos devem produzir com eficiência e acima de tudo com qualidade.

“Anteriormente as diretrizes dos Serviços de Inspeção Oficiais possuíam foco nas instalações físicas, tornando a inserção dos pequenos produtores difícil e onerosa. Baseado na proposta do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), os municípios revisaram algumas questões de infraestrutura dos estabelecimentos, sendo priorizada a partir da regulamentação da legislação as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF), os Programas de Autocontrole com foco na qualidade do produto final com verificação a partir da realização de análises laboratoriais periódicas dos produtos e da água de abastecimento dos estabelecimentos”, detalhou a coordenadora do serviço.

Marcela Proença Durão, médica veterinária do S.I.M, informou que as análises laboratoriais devem ser realizadas em laboratórios oficiais acreditados pelo Ministério da Agricultura (Mapa) ou credenciados na Rede Estadual de Laboratórios Agropecuários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

“Para amenizar as despesas das agroindústrias para realização dessas análises, o S.I.M. articulou uma reunião entre os responsáveis legais dos estabelecimentos com o Sebrae, para que o mesmo pudesse apresentar a modalidade de Consultoria SEBRAETEC – Ensaios: Análises de Alimentos para adequação aos Serviços de Inspeção com o subsídio de 70% do valor dessas soluções”, relatou.

Estiveram presentes no encontro representantes de empresas de beneficiamento de pescados, mel, fábricas de laticínios e de produtos cárneos, sendo projetado com essa parceria entre Sebrae e agroindústrias a realização de em média 12 análises entre água e produtos a custo muito mais acessível ao produtor.

Função do S.I.M e do Susaf

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf) tem por finalidade ampliar o âmbito de comercialização e a quantidade de estabelecimentos regularizados, promovendo a inclusão socioeconômica das pequenas agroindústrias.

O S.I.M. estabelece uma regulamentação específica para o registro e funcionamento das agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal.