Covid-19: vacinação de crianças até às 20 horas em três unidades de saúde de Linhares

As doses são aplicadas em todas as salas de vacinação dos bairros e interior, das 7h30min às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Nas unidades de horário estendido, até às 20h

Entre 5 e 11 anos de idade, o município tem 7 faixas etárias com um número estimado de 3 mil crianças cada. Assim, o público-alvo infantil vacinável em Linhares é de 19.060. Até agora, 938 crianças tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Linhares. Fotos: Secom/Felipe Reis.

O município de Linhares continua a vacinação contra a Covid-19 em crianças. Neste momento, está sendo aplicada a vacina pediátrica da Pfizer em crianças acima de 5 anos e abaixo de 11 com comorbidades e crianças de 9, 10 e 11 anos sem comorbidades. Por enquanto, o município não aplica o imunizante CoronaVac.

A imunização ocorre em todas as 31 salas de vacinação nas Unidades de Saúde dos bairros e do interior do município, sem necessidade de agendamento. O funcionamento é de 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Nas Unidades do Caic (Interlagos), Planalto e Bebedouro, o horário é estendido até às 20 horas às segundas, terças e quartas-feiras.

Entre 5 e 11 anos de idade, o município tem 7 faixas etárias com um número estimado de 3 mil crianças cada. Assim, o público-alvo infantil vacinável em Linhares é de 19.060. Até agora, 938 crianças tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Linhares.

Para receber a vacina, é necessário apenas que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis ou tenha uma autorização por escrito e não há necessidade de prescrição médica. As novas convocações da criançada serão de forma escalonada, em ordem decrescente de idade e serão informadas pelos canais oficiais da Prefeitura, dependendo do recebimento de novos lotes de vacina pelo município.

O esquema vacinal será com duas doses, obedecendo o intervalo de oito semanas entre as aplicações. Os pais e/ou responsáveis deverão observar os cartões de vacinação das crianças uma vez que o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra Covid.  Se a criança tiver sintomas gripais, é necessário aguardar 30 dias, após o início dos sintomas, para receber o imunizante.