Volta às aulas: começa a distribuição de materiais às escolas para atender o ano letivo de 2022

Para deixar as escolas abastecidas e organizadas para o início do ano letivo de 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Linhares iniciou nesta segunda-feira, dia 17, a entrega de materiais didáticos, higiene/banho, limpeza, além de utensílios de cozinha e itens de prevenção à Covid-19. Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental retornam das férias escolares no dia 4 de fevereiro.

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental retornam das férias escolares no dia 4 de fevereiro. Fotos: Felipe Tozatto.

Dentre os materiais de prevenção à Covid-19 têm sido entregues: álcool gel e líquido, flanela, água sanitária, sabonete líquido, papel toalha, dispenser mesa com válvula, borrifadores e entre outros.

Os materiais serão fornecidos para 65 escolas localizadas na sede do município e outras 46 no campo. A primeira unidade de ensino a receber foi a Emef Elza Roni Scarpati, no bairro Lagoa do Meio. A previsão é de que a distribuição seja concluída no dia 2 de fevereiro.

 A diretora da Emef Elza Roni Scarpati, Mayara Vetoraci Viana Cunha, comentou que esse recebimento agrega a condição de trabalho do professor, da escola em geral e do aluno, principalmente o que não tem condições de adquiri-lo, para que ele seja incluso no processo.

“Estamos em um momento atípico, com a pandemia, e recebermos esses materiais e também os EPIS nos dá uma garantia de que estamos fazendo a nossa parte. Nós enquanto escola agradecemos por esses materiais estarem presentes na instituição no início do ano letivo para atender os alunos, em especial, os que precisam diante desse momento difícil que estamos vivendo”, disse a diretora.

Cada unidade de ensino receberá materiais didáticos como: caderno, lápis, canetinha, apontador, borracha, massa de modelar, papel cartão, papel cenário branco e amarelo, tinta guache, cola branca, cola colorida, papel A4, E.V.A., fita adesiva colorida, lápis de cor, por exemplo.

 Além disso, já tem chegado às escolas materiais de higiene e limpeza como fraldas descartáveis, cloro, desinfetante, detergente, esponja dupla face, esponja de aço, luva multiuso, luva descartável, pano de chão, papel higiênico, sabão em pó, sabão em barra, sabonete líquido e saco de lixo. Pano de prato, faca de pão, faca de legumes, faca de carne, fósforo, bacias, pratos, caneca de vidro e colher estão entre os itens de material de utensílios de cozinha entregues também.

 A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, pontuou que os itens, sejam de material de limpeza, higiene e prevenção à Covid-19 estão sendo entregues conforme solicitação de cada escola, enviada ao Departamento de Compras.

 “A Secretaria de Educação está tomando as providências para o retorno do ano letivo com tudo que é necessário para o processo de aprendizagem dos alunos matriculados na rede municipal”, disse a secretária.

As unidades de Educação Infantil que atendem crianças em tempo integral de 0 a 2 anos, estão recebendo itens de higiene e banho, assim como as escolas que contam com estudantes portadores de necessidades especiais que requerem a utilização de itens essenciais.