Guarda-vidas entram em ação neste fim de semana nas praias de Linhares

Os profissionais estarão escalados para atuar nas praias de Pontal do Ipiranga (26), Regência (6) e Povoação (4). Fotos: Secom/Felipe Reis.

Apesar da chuva que incide no Espírito Santo nos últimos dias, o verão foi aberto oficialmente nesta terça-feira (21), e neste fim de semana as praias de Linhares ganham a presença de 36 guarda-vidas para garantir segurança e tranquilidade aos banhistas durante a estação. Os profissionais estarão escalados para atuar nas praias de Pontal do Ipiranga (26), Regência (6) e Povoação (4).

Os profissionais trabalharão das 8 às 18 horas e possuem treinamento e equipamentos apropriados para possível resgate dos banhistas. Todos os guarda-vidas fizeram curso de formação de salvamento aquático ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros. Além de treiná-los, a corporação também é responsável pela supervisão do serviço desenvolvido por eles nas praias da cidade.

“Linhares entende a importância das ações de prevenção, da fiscalização no mar e da orientação aos banhistas nesta época do ano em que o fluxo de turistas e veranistas aumenta sobremaneira nas praias do Município. Com essa parceria com o Corpo de Bombeiros, nossa atuação é diária e conseguiremos cuidar e orientar melhor das pessoas, que é nossa obrigação”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva Mattos.

Dicas

– Evitar a entrada no mar após fazer uma refeição e/ou ingerir bebidas alcoólicas;
– Ter preferências por comidas leves;
– Evitar deslocar-se muito para o fundo, tendo a água na altura da cintura;
– Respeitar o limite para banhistas;
– Ter cuidado com depressões e bancos de areia;
– Manter sempre as crianças à vista;
– Atenção aos locais apropriados para prática de esporte.