Secretário de Agricultura de Linhares participa de reunião sobre internet rural

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, participou de uma reunião com a Comissão de Ciência e Tecnologia para debater sobre “Internet Rural: Iniciativas voltadas para a difusão e aplicação da tecnologia da informação nas áreas rurais e pesqueiras do estado do Espírito Santo”. O encontro reuniu especialistas e gestores das áreas de tecnologia em Vitória/ES.

Crédito das fotos: Assembleia Legislativa do ES

Na pauta estava a expansão do serviço para áreas mais afastadas dos centros urbanos e a proposta para reduzir custos de operadoras.

O diretor da empresa GTI Telecomunicações, Álvaro Araújo França, palestrou sobre o tema central do encontro, abordando sobre a importância do acesso à Internet para melhorar a gestão do agronegócio; interligação das casas, equipamentos e o controle e monitoramento remoto dos mesmos; segurança; educação, com ênfase no Ensino a Distância (EAD); e entretenimento.

O secretário Franco Fiorot pontuou sobre os desafios para implantar a tecnologia nessas áreas. “Temos buscado nos últimos anos soluções para levar Internet às comunidades rurais, mas não temos respaldo jurídico e, nessa reunião, debateu justamente sobre essa temática e a necessidade de estudarmos alternativas para solucionarmos a questão. O Município de Linhares estudará junto à empresa de telefonia e Internet meios para que as famílias rurais que ainda não possuem, tenham acesso à internet o mais breve possível, explicou o secretário.

Na ocasião, foi apresentado um projeto que consiste em viabilizar a ativação de pontos de internet na área rural. A ideia é oferecer subsídios e incentivos da taxa de instalação da internet na residência para os provedores que aderirem ao projeto para, dessa forma, ser possível oferecer uma internet de baixo custo a moradores da zona rural. A proposta é apostar em Parcerias Público Privadas (PPP), envolvendo também o cidadão.