Linhares reforça imunização contra a gripe e vacina está disponível em todas as salas de vacinação

O município ainda não atingiu a meta de 80% da população vacinada

Com avanço do número de casos de H3N2 no Espírito Santo, a secretaria municipal de Saúde de Saúde de Linhares ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1.

Com a procura abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde (MS), a vacinação foi prorrogada novamente, estendendo-se até o dia 17 de dezembro. Foto: Felipe Tozatto.

A vacinação no município acontece em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde dos bairros e do interior, das 7h30min às 16 horas. Desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina.

Com a procura abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde (MS), a vacinação foi prorrogada novamente, estendendo-se até o dia 17 de dezembro. “Quem pode se vacinar contra a gripe não pode perder a oportunidade. Temos a vacina disponível gratuitamente nos postos de saúde”, ressalta a diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.

“A influenza é uma doença que também mata, assim como a Covid-19, e pode gerar confusão de diagnóstico, devido aos sintomas parecidos das duas doenças”, completou a diretora.

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto ou CPF, e a carteira de vacinação.

Não há mais contraindicações para o recebimento da vacina contra a Influenza e contra a Covid-19 de forma concomitante. Portanto, quem tomou a vacina contra o coronavírus recentemente pode ser vacinado contra a gripe sem problemas.