Alunos da Emef Roberto Calmon conquistam medalha de ouro na Mostra de Astronomia do ES

Com o trabalho “Plutão e as descobertas da sonda New Horizons”, os alunos Julia Oliveira de Souza, Kéwyson Bruno Marculino Feu, Thaís Santos Dias e Agata Mayra de Souza Batista, da Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef Roberto Calmon, no bairro Aviso, conquistaram medalha de ouro na quarta edição da Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES) na disputa da categoria 9º Ano EF.  Com o resultado, os alunos receberão bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2022.

Com o resultado, os alunos receberão bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2022. Fotos: Felipe Tozatto.

“Estamos muitos felizes com o resultado. Tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação. É um evento importante que nos garante muito conhecimento e novas experiências sobre o mundo científico. Agradecemos a todos que confiaram em nosso potencial”, agradeceram.

Já Heitor Antônio Santos Lima que é autista, representou a escola na categoria MAESinha (alunos do 1º ao 8º ano). Na ocasião, o aluno apresentou o trabalho “A desclassificação de Plutão” e recebeu a medalha de participação. A terceira e última etapa da Mostra aconteceu entre os dias 9 e 10 de dezembro no Hotel Atlântico em Guarapari.

Já Heitor Antônio Santos Lima que é autista, representou a escola na categoria MAESinha (alunos do 1º ao 8º ano).

A mãe de Heitor, Wanessa Santos Santana, afirma que a palavra que define este momento é superação. “Quem conhece meu filho sabe das dificuldades que ele tinha para falar e graças a Deus ele conseguiu chegar até a etapa final e apresentar o seu trabalho muito bem. Isso para nós familiares é motivo de muita superação. Também é importante destacar sobre o apoio e parcerias que garantem a participação de pessoas com necessidades especiais como o meu filho num evento deste nível. Que possamos estender essas parcerias de modo que a diversidade esteja presente nesses eventos”, disse.

Os trabalhos na escola são desenvolvidos desde 2020, pelo professor orientador Roger da Trindade Gomes. “Nós recebemos a notícia dessa conquista com muita alegria aqui na escola. É um trabalho que ajuda fortalecer a divulgação científica na comunidade escolar em geral. Esse resultado comprova a qualidade da educação ofertada em nossa unidade e em nosso município. Agradeço a toda equioe escolar que se mobilizou  para angariar recursos para que os alunos pudessem viajar sem custos nas etapas anteriores e a secretaria de Esportes que também nos deu todo apoio nesta última etapa”, agradeceu o professor. 

Para participar da terceira etapa, os alunos receberam apoio logístico da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. “Estamos muito felizes com esta conquista. Mostra que a dedicação tanto da escola, quanto do professor e dos alunos valeram a pena”, frisou o secretário da pasta Fabrício Lopes.