Mutirão recolhe mais de 80 quilos de resíduos em praia de Regência

Ação foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e contou com o apoio da Prefeitura de Linhares.

No último sábado, dia 13, o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria Nacional de Qualidade Ambiental (SQA), realizou um mutirão de limpeza de praias da região de Abrolhos, que contemplou o balneário de Vila de Regência. A ação integra o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e visa contribuir para a recuperação do meio ambiente, promovendo a conscientização da população sobre a necessidade do descarte adequado do lixo.

Ao todo 9.164 itens foram recolhidos em 210 metros de extensão da praia de Regência. Foto: Larissa Godoy/MMA.

A iniciativa promovida pelo MMA, por meio do Projeto TerraMar (MMA/GIZ), é fruto de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi coordenada pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e contou ainda com o apoio do Centro TAMAR, da Reserva Biológica de Comboios (ICMBio) e das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde de Linhares, além de estudantes universitários e integrantes do grupo “Vigilantes da Foz do Rio Doce”.

Ao todo participaram da ação 28 voluntários, que coletaram 82,382 quilos de resíduos na extensão de praia e restinga. Os itens constituídos por plástico foram o principal tipo de resíduo encontrado, seguido por vidro, borracha e material de pesca. Os materiais recicláveis e os inservíveis foram recolhidos e destinados adequadamente em parceria com a Prefeituras de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam).

“Em Linhares foram percorridos 210 metros de praia, sendo a coleta mais emblemática dentre as ocorridas até o momento. Os resíduos são constituídos em mais de 95% do trecho da ação de fragmentos, tanto na face da praia, quanto no pós-praia. Coletou-se 13 sacos cheios, 9.164 itens, totalizando 82,382 quilos de material”, informa o Ministério do Meio Ambiente.

Os dados obtidos na ação foram devidamente registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, e passarão a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), subsidiando a formulação de pesquisas e políticas públicas sobre o tema. As informações geradas permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origem, facilitando a orientação e formulação de políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

Projeto TerraMar

O Projeto TerraMar atua nas regiões de Abrolhos (Bahia e Espírito Santo) e da Costa dos Corais (Alagoas e Pernambuco) e busca promover a gestão ambiental territorial integrada aos espaços continental e marinho, contribuindo para a conservação da biodiversidade. O TerraMar é coordenado pelo MMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).