Covid-19: Linhares inicia aplicação da D3 na população acima dos 18 anos nesta sexta-feira (19)

A aplicação da dose de reforço vai começar pelas salas de vacinação das unidades de saúde do interior

A imunização dessas faixas etárias vai começar pelas salas de vacinação no interior do município, das 7h30min às 16 horas. Nas unidades de saúde dos bairros, a previsão é de que a aplicação da D3 comece na próxima terça-feira, dia 23.

A prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta sexta-feira (19) a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 (D3) da população vacinável acima de 18 anos e abaixo dos 60.

A imunização dessas faixas etárias vai começar pelas salas de vacinação no interior do município, das 7h30min às 16 horas. Nas unidades de saúde dos bairros, a previsão é de que a aplicação da D3comece na próxima terça-feira, dia 23.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, a quantidade de vacinas que o município dispõe já permite essa nova fase de vacinação. “É uma satisfação muito grande poder oferecer a dose de reforço da Covid-19 para mais pessoas em nosso município. Sempre lembramos que ainda não há tratamento precoce contra o coronavirus, e a vacina é o meio de prevenir a forma mais grave da doença. Então, é primordial que as pessoas procurem as unidades para receber a vacina”, disse.

A Secretaria de Saúde alerta para a continuidade dos cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias, mesmo com o avanço da vacinação no município. As medidas de prevenção como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos devem ser mantidos.

Outras doses

Paralelo a aplicação da D3, o município continua oferecendo todas as outras doses para a população vacinável acima dos 12 anos. A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior. Os adolescentes– com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.

Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos, nos profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos.

A população deve ficar atenta aos novos intervalos entre a segunda e terceiras doses. Acima de 60 anos, o ciclo passa de quatro para três meses. Abaixo de 60 anos e acima de 18 anos, o intervalo entre a segunda dose e a terceira dose é de cinco meses.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Horários

As salas de vacina nas Unidades de Saúde de Linhares atendem de segunda a sexta, de 7 e meia da manhã às 16 horas. Quem precisar de horário estendido pode procurar as unidades dos bairros Planalto, Interlagos (Caic), e Bebedouro, às segundas, terças e quartas. Nestes dias, essas unidades funcionam até às 20 horas.

Números da vacinação em Linhares

Até agora, 94,5% da população vacinável acima de 12 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. O percentual acima de 18 anos chega a 96,6%. Os vacinados com a segunda dose alcançam 74%.

Linhares já aplicou 239.523 doses da vacina contra a Covid-19. Primeira dose: 135.409 pessoas; segunda dose: 95.285 vacinados. As doses de reforço (D3) foram aplicadas em 14.374 pessoas.  A Secretaria de Saúde lembra que os números da dose única são considerados para primeira e segunda doses.

A população vacinável em Linhares (acima de 12 anos), é de 143.236 pessoas. A referência é fornecida pelo Ministério da Saúde.