Alunos desenvolvem projeto sobre cultura africana em escola do Pontal do Ipiranga

Valorização da identidade, cultura, história dos negros e sua colaboração na formação do povo brasileiro estão sendo retratados no projeto “A Cultura Africana: “Nossas raízes culturais”, na Emef Manoel Martins, no Pontal do Ipiranga. As atividades envolvem alunos dos 7º, 8º e 9º anos do turno vespertino e seguem até o fim do mês de novembro.

A pedagoga Pollyanna Calmon Cavalcanti Silva explicou que a professora da disciplina de Arte, Penha Rizzi, tem trabalhado diversas temáticas promovendo a reflexão dos alunos para conhecer sua própria identidade, reconhecer a participação do povo africano na construção do Brasil, além de pesquisas de como vivem as comunidades quilombolas no país, suas lutas, conquistas e seu legado.

“O objeto do projeto foi discutir a história e a cultura afro-brasileira a partir das conquistas, participação e luta do negro ao longo da história por meio de ações, além de verificar a importância da cultura africana na formação da sociedade brasileira”, explicou a pedagoga Pollyanna.

Para isso, estão sendo desenvolvidas em sala de aula diversas atividades como: pintura de painéis retratando os espaços e as paisagens africanas; montagem de cenários caracterizando os alunos; fotografia; imagens do negro e da escravidão em textos literários; estudo de palavras de origem africana; e apreciação de danças afro e de canções populares como o jazz, funk, pagode e chorinho.