Escola do Guaxe encerra projeto “No Mundo Da Leitura” com apresentações teatrais

Para desenvolver o prazer pela leitura desde a primeira infância, o Ceim Jean Carlos Bastos, no distrito do Guaxe, desenvolveu o projeto “No Mundo Da Leitura”. Durante o projeto foram abordados diversos gêneros textuais para as crianças ampliarem seu contato com o mundo literário, desenvolvendo sua oralidade, ampliando seu vocabulário e se expressando por meio das diversas linguagens.

No encerramento do projeto, realizado no dia 10 de novembro, foram realizadas apresentações teatrais como: Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos, A minhoca e o leão, O grande rabanete, A casa sonolenta, A casa e o seu dono e Lavando a roupa, que foram prestigiadas pelas crianças, professoras e demais funcionários da instituição. O público ainda pode apreciar a exposição de cartazes produzidos durante o projeto.

A diretora da escola, Rosilene de Oliveira Reis, informou que durante quatro meses foram desenvolvidas atividades todos os dias de acordo com o planejamento de cada professor, envolvendo todas as turmas.

Dentre as atividades propostas estavam: Dramatizações dos contos clássico, conversa informal sobre a história destacando os valores e atitudes, confecções de cadernos de leitura e livros de parlendas, receitas, tipos de moradia, dobradura dos personagens, cantigas, além de confecções de jogos e cartazes ilustrando as histórias.

“Esse projeto foi idealizado para estimular o interesse por livros, contribuindo para fomentar o hábito da leitura no aluno. Além disso, é uma forma de cuidado, atenção e carinho com nossas crianças”, disse a diretora Rosilene.

Durante todo o projeto a escola trabalhou os cinco campos de experiência: o eu, o outros e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; oralidade e escrita; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos. Conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, estabelece que crianças de 0 a 2 anos não devem utilizar máscaras.