Vacina Covid-19: dose de reforço para população acima de 60 anos passa a ter intervalo de quatro meses em Linhares

O intervalo para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 60 anos em Linhares passa a ser menor. Cai de cinco meses para quatro meses. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. Assim, quem tem 60 anos ou mais e tomou a segunda dose da vacina há quatro meses já pode procurar as Unidades de Saúde para receber o imunizante de reforço (D3).

Para a população vacinável em geral diminuiu também o intervalo para as vacinas AstraZeneca e Pfizer. O ciclo da AstraZeneca caiu de 70 dias para 56 dias entre a primeira e segunda doses. Na aplicação da Pfizer, o intervalo era de 60 dias. Agora, já pode ser aplicada 56 dias após a primeira dose. Quem tomou a vacina Coronavac permanece o ciclo de 28 dias entre uma dose e outra.

Vacinação para outros públicos continua

Vale ressaltar que, por enquanto, o município de Linhares não aplica a vacina Pfizer em lugar da AstraZeneca na segunda dose. Quem tomou a AstraZeneca na primeira dose continua recebendo o mesmo imunizante. A Pfizer é utilizada para menores de 18 anos e acima de 12 anos, reforço em pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde, pacientes imunossuprimidos, grávidas e puérperas.

A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior. Os adolescentes – com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.

Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos, nos profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos.