Caixas estacionárias para coleta de lixo são furtadas na comunidade de Jataipeba

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), tem registrado um crime recorrente contra o patrimônio público: o furto de caixas estacionárias, utilizadas para a coleta de lixo domiciliar. Desta vez o caso foi registrado na comunidade de Jataipeba, em Bebedouro.

Conforme a Semob, em algumas rotas do interior, a coleta de lixo domiciliar é realizada por meio de caixas estacionárias. E, na última semana, o equipamento instalado na estrada de acesso a Jataipeba, em substituição ao que fora furtado no dia 11 de setembro, também foi levado por pessoa desconhecida.

De acordo com informações do Boletim Unificado, acredita-se que a mesma pessoa, envolvida no furto de caixas estacionárias no distrito do Farias, nos dias 17 e 28 de agosto, tenha repetido o feito na comunidade de Jataipeba.

“Infelizmente, ainda há indivíduos que não contribuem com os trabalhos da administração e interferem de forma negativa. Os furtos, que foram registrados junto à Polícia Civil, além de causarem ônus aos cofres públicos, também inviabilizam os serviços de limpeza pública”, aponta o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Crime contra o patrimônio

O furto de caixas estacionárias de lixo se enquadra no crime contra o patrimônio público, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, além de o pagamento de multa, conforme o artigo 155 do Código Penal.

O Município pede aos cidadãos que denunciem casos de depredação e crimes contra o patrimônio público através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 190 da Polícia Militar; no Plantão 24 horas da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no (27) 3171 4955, ou diretamente com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, no telefone (27) 3372 2117.