Taxa de ocupação de leitos para Covid-19 volta a crescer em Linhares

Secretaria municipal de Saúde alerta para os cuidados preventivos da população

Em todo o município, a taxa de ocupação na UTI é de 47%. Já a ocupação geral, incluindo UTI e enfermaria, é de 35,8%, em todo o município. Fotos: Secom/Felipe Reis.

O índice de ocupação dos leitos para a Covid-19 em Linhares volta a chamar a atenção. Por isso, é importante que as pessoas mantenham os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias, e, principalmente, compareçam às unidades de saúde do município para receberem a vacina contra o novo coronavírus.

Depois de uma queda acentuada nos últimos meses, os números voltaram a crescer.  Hoje, o Hospital Geral de Linhares (HGL), está com 55% dos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Dos 34 disponíveis, 19 estão preenchidos. Na enfermaria, o índice é de 25% (9 de 36 leitos). Em todo o município, a taxa de ocupação na UTI é de 47%. Já a ocupação geral, incluindo UTI e enfermaria, é de 35,8%, em todo o município.

A secretaria municipal de Saúde ressalta o crescimento dos indicadores nos últimos dias e está empenhada em assegurar assistência à população. Mas, é importante o comparecimento aos locais de vacinação e que todos sigam corretamente os prazos para receber o imunizante.

“Os novos números deixam o município em alerta. Em um primeiro momento, houve uma redução, mas a variação continua. Por isso, a vacinação é muito importante. É hora de estarmos todos juntos na proteção nossa e de quem está próximo a nós”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles. E acrescentou: “A vacina está disponível nas unidades de saúde, e a gente pede, mais uma vez, que as pessoas não deixem de se vacinar”.

Diante desse cenário, a secretaria municipal de Saúde alerta para a máxima importância de continuidade dos cuidados preventivos: usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social sempre que possível. A preocupação, neste momento, é desacelerar o crescimento dos casos de pessoas que precisam ser internadas. Por isso, é importante que a população colabore.

Vacinas

A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior. Os adolescentes – com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.

Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos e nos trabalhadores da saúde.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca (ciclo de 70 dias), Coronavac (ciclo de 28 dias) e Pfizer (ciclo de 60 dias), além da dose de reforço (D3) nos idosos acima dos 60 anos com prazo de cinco meses da segunda dose.

A imunização de grávidas e puérperas com o imunizante Pfizer também é feita em todas as unidades de saúde dos bairros e interior. Até o momento, Linhares já aplicou 197.095 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 120.364 com a primeira dose, 68.878 com a segunda, e 5.525 com a dose única.