Sistema de alarmes e câmeras de videomonitoramento são instalados em escolas da rede municipal de Linhares

Para reforçar a segurança patrimonial na rede municipal de ensino de Linhares teve início a instalação do sistema de alarmes e câmeras de videomonitoramento nas escolas. A primeira unidade de ensino a receber os equipamentos foi a Emef Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso, local onde as equipes se concentram neste momento realizando a instalação.

Além do sistema, duas viaturas estarão em pontos estratégicos para atender essas demandas, somando as que já fazem diariamente a ronda ostesiva nas escolas. Todas as unidades de ensino localizadas do Município receberão o sistema de segurança. A previsão é de que o serviço seja concluído em aproximadamente seis meses.

A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares. O secretário Cel. Jones da Silva Mattos explicou como funcionará o sistema que permitirá que a imagem seja disponibilizada em tempo real para a Central de Videomonitoramento, da Prefeitura de Linhares.

“Se alguém adentrar à unidade de ensino, o sensor vai disparar e alarmar na Central de Videomonitoramento onde será acessada às imagens e acionada uma equipe operacional da Guarda Civil Municipal para se deslocar ao local e atender a ocorrência. O serviço fortalecerá o trabalho de videomonitoramento já realizado no Município”, disse o Cel. Jones.

A diretora da Emef Prefeito Roberto Calmon, Maria Neliceia Bernardo, comentou sobre a importância desse serviço. “Temos uma câmera instalada, mas ela não dá conta, porque a escola é muito grande e não tem alcance em todos os espaços. Nossa escola já foi alvo de invasões e tentativa de arrombamento e, com esse sistema, vamos ampliar a segurança, principalmente nos finais de semana”, disse a diretora.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou que esta era uma ação muito esperada pela rede municipal de ensino. “Essa é uma ação preventiva que consiste não somente na instalação de câmeras, mas também de sensores de presença que serão gerenciados pela Secretaria de Segurança, que ao detectar a presença de alguém na escola acionará imediatamente a Guarda Civil Municipal, impedindo furtos e roubos. De todas as providências tomadas até agora no sentido de proteger a comunidade escolar e o patrimônio público, essa é a mais eficiente”, ressaltou a secretária.

Nesta quinta-feira (23/9), foi realizada uma reunião online com os diretores para que a empresa que está instalando os equipamentos apresentasse o sistema e seu funcionamento.