SAAE Linhares investe na recuperação de Estações de Tratamento de Esgoto

Nos últimos três anos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Linhares já investiu mais de R$ 4 milhões em ações para recuperação e melhorias de sete Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), localizadas nos bairros Aviso, Movelar, Canivete, Farias, Bebedouro, Rio Quartel e Desengano.

Atualmente, as operações se concentram nas ETEs dos bairros Aviso e Movelar, além do distrito de Rio Quartel, que recebem serviços que incluem limpeza interna de reatores e filtros biológicos, manutenção de sopradores e queimadores de gás, troca de tubulações e válvulas danificadas, recuperação estrutural interna dos tanques, instalação de medidores de vazão ultrassônico, impermeabilizações, além de pintura.

As sete ETEs atendem uma população de aproximadamente 140 mil pessoas. Conforme o diretor do SAAE Linhares, Waldiney Siqueira, as ações são executadas conforme a demanda e o crescimento populacional. “Essas ações ampliam a capacidade de tratamento do esgoto, corrigem corrosões nos reatores e equipamentos, garantindo a qualidade e excelência dos serviços”, disse.

Etapas do tratamento

O tratamento de esgoto é realizado em três etapas: preliminar, biológico e desidratação do lodo. O SAAE Linhares trata 100% do esgoto que é coletado e atende aproximadamente 80,69% da população linharense, de acordo com os dados do último Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Os outros 19,31% correspondem aos usuários desprovidos do sistema de esgotamento sanitário, que utilizam fossa séptica, além das ligações clandestinas.