Covid-19: mutirão aplica 4,4 mil doses em adolescentes e vacinação continua em todas as unidades dos bairros e interior

Em todas as unidades estão disponíveis doses para aplicação da D1, D2 e dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos

A vacinação para os adolescentes entre 12 e 17 anos, população acima dos 18 anos e nos idosos (dose de reforço) acima dos 60 anos, continua em todas as unidades de saúde de Linhares. Fotos: Secom/Felipe Reis.

O mutirão para vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos em Linhares foi um sucesso. Foram 4,4 mil doses aplicadas na última sexta-feira (24) de uma população estimada em 12 mil adolescentes nestas faixas etárias.

Para ampliar a cobertura vacinal deste público-alvo, a aplicação da primeira dose continua nesta segunda-feira (27) em todas as unidades de saúdfe dos bairros e do interior. Os adolescentes – com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.

Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo preocnizado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca (ciclo de 70 dias), Coronavac (ciclo de 28 dias) e Pfizer (ciclo de 70 dias), além da dose de reforço (D3) nos idosos acima dos 60 anos com prazo de cinco meses da segunda dose.

A imunização de grávidas e puérperas com o imunizante Pfizer também é feita em todas as unidades de saúde dos bairros e interior. Até o momento, Linhares já aplicou 191.283 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 117.360 com a primeira dose, 66.794 com a segunda, e 5.525 com a dose única.