Ceim Jocafe inicia projeto para arborização e jardinagem da escola

O Ceim Jocafe, no bairro Santa Cruz, deu início ao projeto “Meio Ambiente: Arborização e Jardinagem”, com o plantio das primeiras árvores. A proposta é proporcionar à comunidade escolar um ambiente harmônico, saudável, bonito e despertar nos alunos, servidores e comunidade os valores ambientais. O local receberá plantas e árvores ornamentais e sombreiros.

A diretora do Ceim Jocafe, Jeane Cristina Alves Duque, informou que o intuito do projeto é dar vida a espaços físicos desocupados, providenciando áreas verdes nas dependências externas da escola com jardinagem e arborização, trazendo sombra e frescor à escola, incentivando a participação da comunidade em adquirir ideias de reestruturação do ambiente.

“O processo de jardinagem contribui com o paisagismo, com a imagem de um espaço bem aproveitado. Com o plantio de flores, pequenos arbustos, folhagens, gramíneas, e até mesmo o reaproveitamento de materiais alternativos para produção de canteiros, como garrafas pet e pneus, pode-se dar um toque de conscientização pessoal e proporcionar um ambiente mais harmonioso”, explicou a diretora.

Jeane pontuou, ainda, que a escola possui uma infraestrutura de grande porte, que visa acomodar 320 alunos. Por ser uma instituição recém-construída, que está em processo de matrículas, atualmente conta com 102 estudantes matriculados.

“A escola é nova no bairro e cresce junto com ela o desejo de construirmos uma consciência educacional/ecológica e cidadã, a fim de contribuir com a preservação ambiental e assim garantir uma consolidação da Educação Ambiental tanto na sua perspectiva crítica quanto social”, destacou.

As crianças sem máscara são de 1 e 2 anos e não tem a obrigatoriedade do uso de acordo com a portaria conjunta SEDU/SESA n° 01-R, de 08 de agosto de 2020.

Próximas etapas do projeto

No dia 5 de outubro, a diretora do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Aline Fernandes, ministrará palestra com a comunidade escolar sobre Educação Ambiental e condução das atividades relacionadas ao projeto.

Na próxima etapa, será realizada a limpeza da área externa, seguida da separação e recuperação dos materiais que serão reutilizados (pneus), da construção de canteiros para jardinagem e do plantio de mudas, além da identificação das plantas com a instalação de placas.

Em sala de aula serão trabalhadas questões pedagógicas, atribuindo o conhecimento a respeito do Meio Ambiente e os cuidados na preservação quanto à responsabilidade de todos.

O projeto é realizado em parceria com a Lasa Linhares Agroindustrial S.A, e recebe apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Moradores do bairro Santa/Residencial Jocafe e da comunidade escolar.