Escola do Interlagos recebe homenagem na Câmara Municipal de Linhares pelos 50 anos de história

Crédito da foto: Secom/Câmara Municipal de Linhares

A Emef Professora Maria Aparecida Lavagnoli foi homenageada na terça-feira (14/9), durante sessão solene na Câmara Municipal de Linhares, em celebração ao seu Jubileu de Ouro. A unidade de ensino, localizada no bairro Interlagos, completa 50 anos de fundação no próximo sábado, dia 18 de setembro.

A diretora Rosiene Firme de Almeida contou sobre a trajetória da escola desde sua criação, passando pelos desafios, explicando quem foi Professora Maria Aparecida Lavagnoli e destacando a parceria entre servidores, alunos, familiares e comunidade. A unidade de ensino conta hoje com 10 salas de aula, 510 estudantes e 53 servidores e um ginásio poliesportivo que ficou pronto recentemente.

“Foi um dia de muita alegria contar a história de uma escola que começou pequena, em meio a pastaria, atendendo crianças, jovens e adultos, sem luz elétrica. Assim começou a história da primeira escola do bairro, chamada de Grupo Escolar Interlagos. Em 1975 recebeu o nome de Escola de 1º grau Professora Maria Aparecida Lavagnoli e foi municipalizada em 1999. Estou há nove anos na gestão da escola que sou apaixonada pelas pessoas que junto comigo acreditam que a educação é um processo de mudança. Nossas crianças, familiares e comunidade abraçam a escola conosco e seguimos avançando”, disse a diretora, lembrando dentre outros pontos, que a escola saiu em 2011 de uma nota de 5,4 para 6,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a maior do município.

Na ocasião, também fizeram o uso da plenária Maria das Graças Siqueira Pereira representando os primeiros professores da escola, que na época pertencia ao Governo do Estado; Luana Freitas Santos da Silva, que é presidente do Conselho de Escola, representou os funcionários; e Áurea Maria Lauret, representou os pais de alunos da escola.

“Parabenizo a Câmara pela iniciativa de homenagear a equipe escolar e a diretora Rosiene por organizar uma programação muito especial para celebrar o Jubileu de Ouro, principalmente nesse momento que vivenciamos o distanciamento social, um movimento como este faz com que a comunidade se sinta acolhida”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

A sessão contou com a presença da equipe pedagógica, administrativa, ex-funcionários e familiares da escola, além do presidente da Câmara Municipal de Linhares, Roque Chile, e os vereadores Alysson Reis, Amantino Pereira Paiva, Juarez Donatelli, Professor Antônio Cesar, Roninho Passos, Tarcísio Silva, Therezinha Vergna Vieira e Wellington Vizentini.

Programa segue até sexta-feira (17/9)

Nesta quinta-feira (16/9), a programação segue com as atividades pedagógicas na unidade de ensino, como o Concurso de releitura de fotos antigas da escola; Linha do tempo e confecção de livreto pelos alunos dos 4º anos; E exposição fotográfica dos 50 anos de fundação, com Projeto de Leitura, aberto à visitação das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Além da missa em ação de graças, às 19h30, no Centro de Vivência Paróquia Bom Pastor.

Na sexta-feira (17/9) haverá o “Abraço à Escola”, às 7h30 e depois às 16h30, além de ginástica com o professor Samuel no ginásio poliesportivo construído pela Prefeitura de Linhares que ficou pronto recentemente, e também apresentação com as “Vovós do Cras” e parabéns com bolo de aniversário.

As atividades pedagógicas terão sequência na semana do dia 20 a 23 de setembro para apreciação das crianças que estão no grupo B do revezamento.