Escola do Juparanã promove gincana para recolhimento de materiais recicláveis

O Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, está desenvolvendo uma gincana para recolhimento de materiais recicláveis. A atividade faz parte do projeto “O lixo nosso de cada dia”, envolvendo as famílias e a comunidade. A escola tem recebido, das 7h30 às 16h, metais (latas diversas), alumínio (bebidas enlatadas), papeis e papelões, plásticos, exceto os descartáveis, isopor e vidros.

A diretora Jucilene Fasolo Araujo explicou que o projeto teve início há menos de um mês e até o momento já foram arrecadados mais de meia tonelada de materiais recicláveis. Ela explicou como surgiu a ideia e o que é feito com os produtos que chegam à escola.

“Um morador do bairro Juparanã abriu uma empresa de compra de reciclados e em uma visita à escola tivemos a ideia de juntar os produtos, vendê-los e o recurso revertermos em prol das atividades que desenvolvemos com os alunos. Montamos o projeto, apresentamos para a comunidade escolar e na reunião de pais, todos abraçaram a iniciativa”, disse a diretora, lembrando que muitos materiais são utilizados nas aulas de Arte e outros são transformados em brinquedos e jogos pedagógicos.

Jucilene pontuou, ainda, que o lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e que pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, um quilo de lixo por dia. Que o consumo exagerado e sem consciência de produtos descartáveis é imenso, e que os educandos devem contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão.

“É essencial trabalharmos na infância a sustentabilidade, no sentido de envolver os alunos a partir da conscientização do meio ambiente, para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade. De forma lúdica, com pequenas ações, podemos gerar grandes resultados, mesmo que seja a longo prazo”, frisou a diretora.

A gincana está prevista finalizar em outubro e todas as crianças receberão um mimo pela participação na gincana que busca despertar não a competição, mas sim a conscientização das crianças, suas famílias e da comunidade em relação à temática. Após a data, a unidade de ensino continuará o recebimento dos materiais recicláveis, haja visto que o projeto já se tornou institucional.

Quem tiver interesse em contribuir com o projeto, a escola fica localizada à Avenida Presidente Rodrigues Alves, s/nº, no bairro Juparanã, em frente ao Tudinhos Lanches.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos. Conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, estabelece que crianças de 0 a 2 anos não devem utilizar máscaras.