Linhares é destaque no agronegócio capixaba

Dia de Campo Sobre a Cultura da Uva, sobre primeira poda de produção do parreiral. Foto Felipe Tozatto

Em Linhares, o agronegócio sempre teve um papel importante na história e economia da cidade. Mantendo-se entre os maiores produtores de café do Espírito Santo, o Município tem apostado na diversificação das culturas, fomentado com a implantação do Programa Municipal de Fruticultura, e atraído olhares para instalação de empreendimentos como a Café Cacique e a Olam, com a produção de café solúvel, a Fimag, fabricante de equipamentos para beneficiamento de grãos, a Agro Trop para extração da polpa das frutas, e a Craf Brasil, que vai envasar sorvete na casca da própria fruta.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que desde 2017 os investimentos do poder público, no setor agrícola, caminham a passos largos com o Plano Agro, visando o fomento à produção do homem do campo em diversos segmentos.

“O conceito adotado em 2017 foi pensar em uma secretaria estratégica não só com o apoio de máquinas, mas com a implantação de programas estratégicos para nortear a execução de diversas ações, com planejamento e gerenciamento eficientes, com diálogo permanente com a comunidade, para gerar resultados a médio e longo prazos. E os resultados iniciais são expressivos do ponto de vista dos recursos naturais (água e solo), da diversificação rural, a exemplo da inovação da fruticultura no município que está se consolidando nas comunidades rurais, agregação de valor e a instalação de grandes empreendimentos na cidade, acompanhado todo esse desenvolvimento”, disse o secretário.

Uma iniciativa, implantada há dois anos, foi Programa Municipal de Fruticultura que criou cinco polos englobando cultivo da uva, limão, goiaba, açaí e cajá manga anão, visando diversificar a economia de quem vive da agricultura familiar, com o aproveitamento de pequenas porções de terra nas propriedades. Apesar de novo, o polo de cajá, que já produziu seus primeiros frutos, já conquistou o mercado consumidor nacional.

Na cafeicultura, via Programa Linhares Coffee, o município conta com ações que visam a melhoria da produção e da qualidade do café, a exemplo do concurso que está em sua 4ª edição, dos dias de campo e da assistência técnica e gerencial ofertadas. No setor cacaueiro o Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares tem incentivado a retomada da atividade, – prejudicada há anos com a doença vassoura de bruxa, – com a distribuição de 60 mil mudas de cacau subsidiadas e outras 50 mil com abertura de novo edital, além de assistência técnica junto ao Senar, e a realização do Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba, que está na sua 5ª edição.

Barragens

Até o momento, 15 barragens já foram inauguradas no Programa Municipal de Água e Solo de Linhares e outras quatro serão entregues em breve. Juntas, os 19 reservatórios têm capacidade para armazenar mais de 413 milhões de litros d’água, beneficiando diretamente mais de 70 famílias de produtores rurais, muitos deles já passaram por crises por déficit de água perdendo até mesmo toda a sua produção.

Barragem construída no distrito do Farias

Caixas secas

A Secretaria Municipal de Agricultura já construiu mais de 6 mil caixas secas no interior do município que têm capacidade para armazenar 243 milhões de litros d’água. As caixas são reservatórios de água escavados às margens das estradas vicinais do interior que ajudam na conservação das estradas, na preservação dos rios e dos carreadores, trazendo melhorias para o lençol freático e segurando mais a erosão. A Secretaria de Agricultura também segue um cronograma para manutenção dessas caixas que é tão importante quanto sua construção.