Escola do Aviso realiza Exposição de Esculturas de Cenografia

Josilene Marinho, do Ceim Aristides Pinto Caldeira, além de professora trabalha com esculturas, e o talento em confeccioná-las foi explorado em projeto desenvolvido na escola. Na segunda-feira (23/8), durante a “Exposição de Esculturas de Cenografia” os alunos, além de apreciarem o trabalho da artista, observaram o passo a passo de como confeccionar um mamão, produto típico da fruticultura linharense.

A diretora da escola, Graciela Roza Pessotti Adami, explicou que Leninha, como é conhecida, demonstrou às crianças como se dá o processo de confecção da escultura desde a base, feita com uso do isopor, no caso do mamão, até a pintura.

A professora Leninha demonstrando como fazer a escultura de um mamão

“As crianças e os familiares, quando vieram buscá-las, ficaram encantados com o projeto que vamos estender agora na unidade de ensino. Assim como Leninha, temos muitos outros talentos na escola que precisam ser valorizados e explorados”, comentou a diretora.

A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido durante todo o mês de agosto, referente ao aniversário da cidade e ao folclore, que englobou outras atividades como música, cantiga, comidas típicas, trava-língua, lendas e adivinhas, por exemplo.

Leninha, que utiliza diversos materiais para dar vida e cor às suas esculturas, destacou sobre a satisfação em unir seu talento em confeccionar as peças à profissão de professora, demonstrando às crianças como faz suas esculturas.

“É muito importante despertar na criança a criatividade e mostrar como um pedaço de isopor, que muitas vezes é jogado fora, pode ser transformado em um objeto artístico. Para fazer a escultura usamos estilete e essa idade ainda não pode manusear, mas a gente via no olhar da criança a satisfação e entusiasmo pela arte durante a demonstração”, disse Leninha.

Comemorações de agosto

Na ocasião, as professoras Elizete Constâncio e Janaína Santos dos Santos apresentaram sobre o folclore brasileiro, destacando as peculiaridades de cada região. A escritora linharense Iracema Polese, que lançou recentemente a “Coletânea Maravilha”, contou aos alunos uma história do livro.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos. A Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, estabelece que crianças de 0 a 2 anos não devem utilizar máscaras.