Emoção e alegria marcaram o lançamento do projeto Praia Acessível em Linhares

Dercil Antônio Coelho, tem 57 anos, é cadeirante e atendido pelo Lar da Fraternidade. Ele foi um dos que não escondeu a felicidade e emoção durante o lançamento do projeto Praia Acessível, na Lagoa Nova, no último sábado (21). Ele contou todo sorridente como que se sentiu após tomar banho de lagoa. O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Para mim só do projeto nos dar o direito de estar no meio de tantas pessoas tomando banho é uma felicidade que não tem explicação. Isso me faz sentir igual a todos. A água estava tão gostosa que nem dava vontade de sair”, afirmou.

Manuel da Silva é um dos assistidos do Lar do Idoso Abrigo de Luz e não pensou duas vezes ao aceitar o convite de ir para a Lagoa Nova. “É um projeto maravilhoso que nos enche de alegria. As atividades além de garantir o nosso momento de lazer, também são fundamentais para cuidar da nossa saúde. Eu, por exemplo, me sinto bem melhor quando estou na água nadando. Só tenho a agradecer e parabenizar aos envolvidos por trazer de volta o nosso Praia Acessível”.

“O Praia Acessível tem se consolidado como uma importante política pública de atenção à pessoa idosa e com deficiência. Temos conseguido ofertar uma opção de lazer e trabalhar a socialização desse público, integrando pessoas das mais diversas idades e necessidades. Isso é extremamente gratificante. É o resultado de uma política de cidadania implementada desde o início de 2017, que muito tem nos alegrado”, salienta o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O proprietário da lagoa aonde as atividades são realizadas durante a temporada de verão, Nelson Roberto Dias Serafim, destacou a importância da parceria. “Desde que o projeto foi lançado, me coloquei a disposição para liberar o espaço para que essas pessoas pudessem praticar as atividades na lagoa. Me sinto muito feliz em poder contribuir com a felicidade de cada um deles. Se Deus quiser o Praia Acessível sempre estará ativo em nosso município e estarei sempre aqui para ajudar neste belo projeto”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, ressaltou a importância do projeto no processo de transformação dos participantes. “O Praia Acessível é mais uma possibilidade das crianças, adultos e idosos com deficiência terem acesso ao brincar e ao lazer, direitos fundamentais. Com a ampliação das atividades, nesse período de férias, vamos possibilitar que mais pessoas entrem no mar e na lagoa e, assim, possam ter as vidas transformadas”, destaca.

O lançamento do Praia Acessível contou as presenças da vereadora Pâmela Maia, secretários municipais, voluntários, assistentes e cuidadores sociais.

Projeto Praia Acessível

As atividades do projeto Praia Acessível vão estar concentradas durante todo o verão no balneário do Pontal do Ipiranga e na Lagoa Nova, sempre de sexta-feira à domingo, das 9 às 15 horas. A grande novidade desta temporada é que nos demais dias haverá agendamento prévio para as organizações sociais e entidades. O agendamento deve ser feito no telefone 3372-2099.

Com idealização da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a iniciativa, que tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia, oferece espaço de lazer com rampas e esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar e a lagoa.

Os locais possuem tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis e estrutura com banheiro acessível. Guarda-vidas da Prefeitura de Linhares além de assistentes sociais, psicólogos e professores de Educação Física da Prefeitura, foram capacitados e atuam auxiliando os usuários do projeto.