Naps promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto, na próxima segunda-feira (30), o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) promove uma ação com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabaco e derivados, bem como estimular os fumantes a repensarem esse hábito e a conhecerem estratégias para mudança de comportamento.

A ação educativa acontece a partir das 8 horas, nas dependências do Naps, no antigo Hospital Talma, no bairro Colina, onde haverá a realização de panfletagem e orientações sobre a temática em tela. Conforme o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT), o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco e, por isso, deve ser tratada.

“O tabagismo é considerado uma pandemia, causadora de mais de oito milhões de mortes por ano em todo o mundo, incluindo os casos relacionado ao tabagismo passivo, ou seja, quando se inala a fumaça de qualquer substância fumígena proveniente de um fumante”, informa a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti.

Conforme a diretora, o tabagismo é fator de risco para o agravamento da Covid-19 devido ao possível comprometimento da capacidade pulmonar. “Isso significa que o fumante tem mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Por isso, parar de fumar pode reduzir o risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19”, completa Kessy Bonicenha.

Programa Municipal de Controle do Tabagismo

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT) é pautado nos parâmetros preconizados pelos Programas Nacional e Estadual de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA). O tratamento configura-se em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Medicamentosa, uma vez que o tabagista pode apresentar três dependências que precisam ser compreendidas: física, psicológica e de condicionalidade.

No último dia 9 de agosto, o PMCT apresentou o projeto-piloto da região Norte “Eu venci o tabagismo em meio à pandemia”, durante o evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, realizado pela Coordenação Estadual de Combate ao Tabagismo. O projeto consiste em proporcionar aos pacientes de Linhares, principalmente os que ainda não iniciaram o acompanhamento de modo presencial (lista de espera), informações e orientações multidisciplinares acerca da importância da cessação do uso do tabaco.