Vacinação avança e taxa de ocupação de leitos Covid-19 cai para 20% em Linhares

A vacinação em Linhares avança e impacta no número de pacientes internados com a Covid-19. A secretaria municipal de Saúde de Linhares registrou nesta segunda-feira (23) a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 neste ano de 2021. Há 109 leitos disponíveis no Município, UTI e enfermaria, para os pacientes que necessitam de internação em decorrência do novo coronavírus.

São 42 leitos de UTI disponíveis para pacientes graves da Covid-19 e outros 67 de enfermaria nos três hospitais que são referência para o tratamento da doença em Linhares: Hospital Geral de Linhares (HGL), Unimed e Linhares Medical Center (LMC). A ala Covid-19 do Hospital Rio Doce foi desativada.

Vale destacar, que em março de 2020, Linhares atingiu quase 100% de ocupação dos leitos disponíveis no Município.

Além disso, a taxa de testes positivos para a doença também segue um ritmo de desaceleração. Até a última sexta-feira (21) atingiu 19% de casos confirmados, isto, é, dos 100 testes realizados ao longo dos 20 primeiros dias de agosto, 19 deram positivo para o novo coronavírus. Em julho deste ano, a taxa chegou a atingir mais de 45%.

O número é alcançado com o avanço da vacinação, que já chegou a quase 80,0% da população vacinável com ao menos uma dose e 37% com proteção completa, além de queda nas taxas de transmissão.

“A baixa nos indicadores mostra a efetividade das medidas de prevenção reforçadas pela Prefeitura, e da vacinação, que tem acelerado em todo a Linhares. Mas ainda não é uma situação confortável, temos que ter cuidado, há novas variantes circulando, mas nosso sentimento é que estamos caminhando para vencer essa pandemia”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.