Investimentos: obras nas áreas de mobilidade, educação, saúde e infraestrutura por toda a Linhares

O ano de 2021 para Linhares é marcado por investimentos da Administração Municipal, que alcançam diversas áreas, distribuídas por diferentes regiões do município. São investimentos que integram o pacote de obras e que estão sob a gestão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), abrangendo a saúde, educação, mobilidade; infraestrutura, com pavimentação de rodovias e vias urbanas, obras de lazer e esporte.

São diversas obras em andamento – reflexo de uma gestão competente e séria, que trabalha com planejamento, focada nas necessidades dos seus cidadãos. “Desde a nossa gestão passada, temos trabalhado de forma segura e com planejamento, para que os recursos financeiros possam ser aplicados de maneira correta. E hoje, Linhares cresce e se desenvolve. São diversas obras que trazem mais esperança e confiança aos cidadãos linharenses”, destaca o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Educação para todos

No campo da Educação, a Prefeitura de Linhares investe em uma das maiores estruturas de ensino público do Estado, com as obras do complexo educacional do bairro Palmital. O projeto da superescola, que está sendo erguido em uma área de mais de 9,3 mil metros quadrados no bairro Palmital, abrirá as portas para os serviços de educação aos moradores das Regiões 4 e 5, com mais oferta de vagas no Ensino Fundamental e Educação Infantil.

O Município também executa as obras dos novos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) do distrito de Bebedouro e do bairro Interlagos, bem como da nova EMEF Baixo Quartel, que terá capacidade de atender 270 alunos do ensino fundamental, além de 90 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de municipalização da escola ocorreu em 2019.

O acesso à Educação Infantil foi ampliado com a oferta de 1.300 vagas – disponibilizadas às crianças com idades entre 1 e 5 anos – com a conclusão, neste ano, das obras dos CEIMs Rio Doce, Residencial Jocafe I, Interlagos e Três Barras.

Infraestrutura e mais mobilidade

O programa de mobilidade e infraestrutura do Município está distribuído em ações de vias dos bairros da sede e do interior de Linhares. São obras que garantem a conservação de rodovias, como no caso da comunidade da Bagueira; e recuperação de vias pavimentadas por asfalto e blocos de concreto.

São várias intervenções em andamento simultaneamente em vias urbanas e rurais, que beneficiarão pedestres, motoristas e ciclistas, melhorando a mobilidade e qualidade de vida para todos.

Na sede do município, foram concluídas as obras de reabilitação e revitalização das avenidas José Armani (Linhares V), Cecília Meireles (São José), Hans Schmoger (Conceição), Tupinambás (Lagoa do Meio) e Manoel Salustiano de Souza (Novo Horizonte).

Outra grande obra que foi concluída é a de macrodrenagem do valão entre os bairros Aviso e Araçá, que foi totalmente canalizado. O projeto de macrodrenagem ainda prevê a melhoria em diversas avenidas que compreendem os dois bairros e vai facilitar a retenção e o escoamento adequado das águas das chuvas, principalmente no período de altas precipitações.

Saúde

Para ampliar o atendimento na região do bairro Aviso, com a oferta de especialidades médicas e serviços odontológicos com mais qualidade e conforto, foi construída a nova Unidade Saúde da Família (USF) em uma área de 571,72 metros quadrados, ao lado da atual USF “Etelvina Loureiro Silvério”.

As obras, que integram o plano de requalificação do setor da Saúde do Município, incluíram a construção de recepção para 45 pessoas; três consultórios odontológicos com higiene bucal; seis consultórios médico, sendo dois ginecológicos; sala para educação em saúde com capacidade para 70 pessoas; salas de acolhimento, de curativo, de agentes de saúde, além de setor administrativo.

Também na área da saúde, o Município investiu na reforma e ampliação do Hospital Geral de Linhares (HGL), com a construção de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Enfermarias, além da renovação de pintura da fachada da instituição. Os investimentos, que somam mais de R$ 6 milhões, visam à humanização, modernização e ampliação do atendimento.

E para proporcionar mais conforto e dignidade àqueles que, no momento do luto, precisam de um ambiente acolhedor para dar o último adeus a seus entes queridos, a Prefeitura de Linhares investiu na construção de três capelas mortuárias: no bairro Canivete e nos distritos de Bebedouro e Rio Quartel.

Obras em andamento

O município de Linhares é um verdadeiro canteiro de obras a céu aberto. São diversos projetos de infraestrutura, mobilidade e de lazer que estão sendo executados por toda cidade.

Na sede, as intervenções acontecem com a implantação da nova ciclovia que vai ligar o bairro Aviso aos residenciais Rio Doce e Mata do Cacau. Também está sendo executada a obra da passarela que vai aproximar os bairros São José e Palmital. No Canivete, também é executado o projeto de engenharia para reabilitação da Avenida Argeu Ribeiro de Moraes e das Ruas João Bobbio e Joaquim Pinto do Nascimento.

No interior do município, os investimentos também não param. Em Rio Quartel são realizadas as obras de esgotamento e pavimentação das Ruas Projetadas 100 e 200, também conhecidas como Rua das Flores. No distrito, inclusive, foi executado o projeto do novo complexo de esporte e lazer. A região de Baixo Quartel também segue recebendo investimentos na área.

Na região de São Rafael, as comunidades de Santa Rosa, Dom Orione, Córrego São Francisco (Doutor Jones), Japira e Alto São Rafael recebem várias frentes de trabalho, que incluem a pavimentação asfáltica de estradas rurais. O projeto visa melhorar a trafegabilidade na região e o escoamento da produção agrícola, bem como potencializar as atividades do agroturismo.

Em Pontal do Ipiranga é recuperado o sistema de esgotamento sanitário com a implantação de 12.337 metros de rede coletora, 2.341 pontos de ligações de ramais prediais, recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de quatro Elevatórias de Esgoto Bruto (EEEB), bem como implantação de 3.246 metros de linha de recalque e 410 metros de emissário final.

Na área de esporte e lazer, são executadas as obras do complexo do bairro São José. A Linha Verde também recebe os serviços de revitalização. O projeto do novo complexo de esporte e lazer do bairro Canivete já foi concluído.