Prefeitura realiza Conferência Municipal de Assistência Social para propor melhorias no setor em Linhares

Com o objetivo de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a Prefeitura de Linhares, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social de Linhares – CMAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta terça-feira (17) mais uma edição da Conferência Municipal de Assistência Social. A cerimônia de abertura foi realizada de forma restrita, no auditório da Câmara de Vereadores de Linhares, apenas com a presença de autoridades e conselheiros. 

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, o evento continua nesta quarta-feira (18) no auditório do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Interlagos com número limitado de pessoas.

A abertura da Conferência foi feita pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Sidirlene Silva Borghi. “Nosso objetivo com a conferência é oportunizar o debate e avaliação da política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários”, disse.

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sidirlene Silva Borghi. Fotos: Felipe Tozatto/PML.

“Estou muito feliz por ter sido convidada para participar deste momento especial que visa contribuir com os direitos dos mais necessitados. Só tenho a agradecer a Prefeitura por manter os serviços de assistência quando eu e meus filhos mais precisamos na pandemia e por se preocupar em oferecer um atendimento mais humanizado aos seus usuários”, agradeceu Anna Caroline Pereira Barbosa que é uma das usuárias do SUAS.

Usuária do SUAS, Anna Caroline Pereira Barbosa.

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, participou da abertura do evento e destacou os avanços da política de assistência no município. “Desde 2017, os investimentos na área social cresceram 30% em Linhares. Enquanto muitos municípios no Estado fechavam os equipamentos de acolhimento social na pandemia, Linhares se destacou com a abertura de novos espaços para garantir a proteção dos mais vulneráveis. Hoje, fico satisfeito em dizer que temos 21 equipamentos com equipes de servidores qualificados e preparados para prestar atendimento a esta população. Contamos com uma excelente rede de atendimento e estamos trabalhando para ampliar ainda mais o atendimento para as pessoas que mais precisam”, finalizou Marianelli.

Vice-prefeito Bruno Marianelli.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Bruno Marianelli, da subsecretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Shirley de Almeida, do juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Linhares, Dr. Gideon Drescher, do promotor da 1ª Promotoria da Infância e Juventude de Linhares, Cleander César da Cunha, da secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sidirlene Silva Borghi, do presidente da Câmara, vereador Roque Chile, dos vereadores Amantino Pereira Paiva, Alysson Reis, Wellington Vizentini e Therezinha Vergna, do assistente social Thauan José Pastrello, além de gestores de entidades sociais.

O tema da Conferência é composto por cinco eixos norteadores:

• Eixo 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

• Eixo 2: sobre o Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

• Eixo 3: Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

• Eixo 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;

• Eixo 5: com a Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais.