Prefeitura autoriza início imediato das obras da nova Unidade de Saúde do Santa Cruz

Como parte das ações de investimentos na qualidade de vida e no bem-estar da população, o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, assinou na noite desta terça-feira (28), a Ordem de Serviço para o início das obras da nova Unidade de Saúde da Família do bairro Santa Cruz. A assinatura do documento aconteceu em frente ao lote onde será construída a unidade.

O empreendimento vai demandar investimentos na ordem de 2,6 milhões de reais, realizado com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. O prazo para as obras serem concluídas é de 270 dias.

A UFS do Santa Cruz será um local onde as famílias poderão cuidar da saúde, independentemente da faixa etária. Joesley de Almeida, 27, é morador do bairro Santa Cruz desde que nasceu. Ele e o filho, Gael, agora, poderão ser atendidos mais próximos de casa. “Acredito que a construção dessa nova unidade vai ajudar muito à toda a comunidade aqui do bairro. É uma reivindicação antiga nossa.”, afirmou o morador

“Falar dessa Unidade de Saúde é um sonho. Algumas pessoas dizem que o Santa Cruz não precisa de outra Unidade de Saúde. Precisa, sim. Quando a outra foi construída, éramos três mil habitantes, hoje nós somos mais de dez [mil].”, destacou o líder comunitário, Paulinho do Maracujá.

Em discurso à comunidade, o Prefeito destacou a importância que a obra tem no melhoramento da qualidade de vida da população. “Para mim e para toda a nossa equipe, é muito importante, a obra em si. Ela terá condição de atender vocês, moradores, com dignidade. Porém, muito mais importante que a obra, é aquilo que ela pode entregar para vocês: uma saúde de qualidade, uma saúde ao tempo que vocês precisam. Assim que [a obra] estiver pronta, a gente já vai ter um atendimento mais humanizado”, declarou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli

Estrutura

O novo prédio será erguido numa área de quase 1,5 mil metros quadrados com quase 600 de área construída e estacionamento de 265 metros quadrados, com vagas exclusivas para deficientes.

O projeto da nova unidade de saúde contempla salas de coordenação, apoio administrativo, arquivo, recepção, nebulização, estabilização, avaliação inicial, preparo, injeção, coleta, curativo, farmácia da família, imunização, esterilização, refeitório e almoxarifado.

Haverá também três salas de odontologia, sala de vacinação, sala para agentes de saúde, escovário, sala de acolhimento, dois consultórios ginecológicos, seis consultórios climatizados, salas para psicologia e serviço social e auditório com capacidade para 70 pessoas.

Mais investimentos

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o Prefeito Bruno Marianelli anunciou que dentro de 15 dias, o processo para a realização das obras de macrodrenagem do bairro Santa Cruz estará pronto para licitação, para que enfim, os problemas com os alagamentos sejam sanados.